Programa de produtos

Variadores de fase do eixo comando (VCP)

O eixo de comando é continuamente ajustado por um sistema de malha fechada. A fase do eixo comando tipicamente varia de 40° a 60º de virabrequim. O ajuste do ângulo é determinado a partir de um mapa na central de gerenciamento do motor. O ajuste é efetuado hidraulicamente utilizando o próprio óleo do motor controlado por uma válvula solenóide. A fase angular do eixo comando é medida por um sensor localizado no virabrequim e outro localizado no eixo comando ou no VCP que realimentam a unidade de controle.

O VCP pode ser montado nos eixos de admissão e de escape. Em motores SOHC, os tempos de admissão e de escape são ajustados por um único VCP.

O variador de fase do eixo comando permite a otimização dos tempos de abertura e fechamento das válvulas baseado em parâmetros do motor como a carga e a rotação. Dependendo do conceito do motor e do trem de válvulas, pode ser atingida uma significativa redução no consumo de combustível e nas emissões, maior conforto em marcha lenta, além de um aumento da potência e do torque.

 

Produto