A Schaeffler na Hannover Messe 2019 (Pavilhão 22, stand D43) Inovador, universal e modular: o novo sistema de Condition Monitoring ProLink da Schaeffler

O módulo processador principal e os módulos de extensão do sistema de CM ProLink da Schaeffler podem ser montados facilmente na calha DIN de um armário de distribuição. Graças ao seu assistente de configuração, aos modelos e ao período de teste de autoaprendizagem, os clientes já não precisam de ter conhecimentos sobre registo de sinais ou análise de vibrações.

28-03-2019 | Sant Just Desvern

• O novo sistema de Condition Monitoring (CMS) ProLink oferece a máxima eficiência na monitorização de máquinas e instalações
  • Único: um módulo “field bus” plug-in garante a integração na infraestrutura de todos os clientes
  • Adaptabilidade flexível graças ao design modular
  • Configuração intuitiva com modelos inteligentes e específicos para cada máquina
  • Porta de ligação universal do sensor ao ambiente cloud para soluções da Indústria 4.0

As aplicações da Indústria 4.0 exigem uma interligação complexa e permitem a análise inteligente de dados para aumentar a eficiência. A Schaeffler integrou totalmente estes novos requisitos e opções na nova geração do seu sistema de Condition Monitoring multicanal. O sistema de CM ProLink é ideal para a monitorização de equipamentos de produção completos em diversos setores, incluindo as indústrias do papel e do aço, bem como de máquinas-ferramenta. Graças ao design modular e à integração flexível nos sistemas já existentes do cliente, aliados ao elevado nível de qualidade dos sinais e à análise fornecida pelo sistema de CM ProLink, o cliente pode operar o sistema facilmente e obter a máxima eficiência na monitorização das suas máquinas e instalações. No entanto, o sistema de CM ProLink não se limita à implementação local, fornece também uma porta de ligação para soluções da Indústria 4.0 e facilita a integração dos serviços digitais da Schaeffler.

Foco nas vantagens para o cliente: análise de sinais de alta qualidade sem conhecimento especializado
O sistema de CM ProLink pode ser colocado em funcionamento facilmente, uma vez que não requer nenhum tipo de conhecimento no campo do registo de sinais e análise de vibrações. Com a ajuda do assistente de configuração intuitiva, o cliente tem apenas de introduzir dados básicos para que os componentes sejam monitorizados através de um navegador web. Os modelos inteligentes preenchem todas as informações restantes de componentes específicos, tais como rolamentos, motores, redutores, ventiladores e bombas. Durante o período de teste de autoaprendizagem em funcionamento, o sistema de CM ProLink define automaticamente os limites de alarme para até 100 pontos de serviço de cada máquina, com base nas suas condições de velocidade e carga. Do mesmo modo que o sistema de CM monocanal SmartCheck da Schaeffler, o sistema de CM multicanal ProLink proporciona ao cliente uma deteção seletiva de frequências de alta qualidade de danos e desequilíbrios em rolamentos e redutores, além de muitos outros parâmetros.

O sistema de CM ProLink é composto por um módulo processador principal para o processamento dos sinais e por vários módulos para o registo de sinais, entre eles um módulo com 4 a 16 canais de medição para registar as vibrações. Os módulos podem ser montados facilmente na calha DIN de um armário de distribuição. Uma caraterística destacável do sistema de CM multicanal é a possibilidade de ser integrado na infraestrutura do cliente através de um módulo de “field bus” plug-in. O sistema é compatível com OPC/UA e Profinet, bem como com CC-Link IE, e será completado com outros protocolos de “field bus”.

Uma vantagem para os fornecedores de serviços e integradores de sistemas é que o sistema de CM ProLink permite utilizar um único sistema de hardware para operar os diversos sistemas de comando existentes no mercado. Para a comunicação com o ambiente cloud é utilizado o OPC/UA ou o MQTT. Tudo isso torna o sistema de CM multicanal na solução perfeita para aplicações da Indústria 4.0.

Porta de ligação aos serviços digitais da Schaeffler
O cliente pode operar o sistema de CM ProLink localmente e ligá-lo ao seu sistema de comando da máquina através de “field bus”. Adicionalmente, o sistema de CM ProLink oferece a opção de transmitir os dados pré-processados dos sensores para a plataforma de serviços da Schaeffler para uma análise mais específica via MQTT. No futuro, os clientes terão à disposição todos os serviços digitais da Schaeffler, incluindo o ConditionAnalyzer e a classificação coletiva de cargas, através desta interface. Além disso, o sistema de CM ProLink pode ser utilizado como porta universal para ligar o nível dos sensores com os níveis de comando e gestão e até mesmo das aplicações do ambiente cloud. Portanto, o sistema de CM ProLink constitui uma excelente base para que os engenheiros mecânicos e de instalações desenvolvam soluções da Indústria 4.0 setoriais ou até mesmo para máquinas específicas e possam, assim, oferecer os seus próprios modelos de valor acrescentado.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.