A Schaeffler e a Mitsubishi Electric anunciam uma parceria estratégica global

O acordo de parceria estratégica global foi assinado na Feira de Hannover 2019: Hartmut Pütz, presidente de Factory Automation – European Business Group da Mitsubishi Electric, Dr. Stefan Spindler, CEO Industrial da Schaeffler AG, Rauli Hantikainen, responsável da Indústria 4.0 na Schaeffler, Sr. Hajime Sugiyama, Industrial IoT Evangelist, Factory Automation Systems Group da Mitsubishi Electric, e Kazuaki Nakamura, engenheiro comercial industrial da Schaeffler (da esquerda para a direita).

05-04-2019 | Sant Just Desvern

• Impulso às soluções de "e-F@ctory"
  • Colaboração estratégica para o futuro da produção
  • Soluções de produtos da Indústria 4.0 para uma produção inteligente

A Mitsubishi Electric Corporation e a Schaeffler Technologies AG & Co. KG anunciaram uma parceria estratégica global como parte da rede de alianças de e-F@ctory. As duas empresas são parceiras desde 2010 na 'e-F@ctory Alliance', que faz parte do conceito de e-F@ctory da Mitsubishi Electric Corporation. Este conceito apoia as empresas que adotam medidas no âmbito da transformação digital, como a integração dos dados de máquinas e equipamentos nos sistemas de execução de fabrico (manufacturing execution systems, MES) e nos sistemas de planeamento de recursos empresariais (enterprise resource planning systems, ERP).

Os cenários da Indústria 4.0 caraterizam-se por produtos altamente individualizados em condições de fabrico muito flexíveis. Além da tecnologia de produção, a Indústria 4.0 também inclui a ligação digital de componentes e máquinas. O Dr. Stefan Spindler, CEO Industrial da Schaeffler AG, explicou: "É preciso que se estabeleçam colaborações entre diferentes empresas que forneçam soluções da Indústria 4.0 com um grande valor acrescentado para o cliente. Graças aos conhecimentos sobre sistemas e à experiência tecnológica da Schaeffler e da Mitsubishi Electric, unidos nesta parceria estratégica global, poderemos oferecer soluções inteligentes adaptadas aos requisitos do cliente e do mercado para otimizar os processos de produção e os custos do ciclo de vida dos equipamentos".

O senhor Noriyuki Shimizu, Executive Officer e General Manager de Factory Automation Overseas Division da Mitsubishi Electric, acrescentou: "Nos últimos anos, realizámos com sucesso projetos conjuntos em diversos países da Europa e da Ásia. Agora, pretendemos intensificar e expandir a nossa colaboração a nível global". A Schaeffler e a Mitsubishi Electric colaborarão para melhorar a conetividade e criar soluções da Indústria 4.0 que reduzam os períodos de inatividade não programados das máquinas e maximizem a produtividade para o cliente. Por exemplo, o protocolo de máquina SLMP (seamless message protocol = protocolo de mensagem contínua) implementado nos sistemas de Condition Monitoring da Schaeffler permite que os sensores de vibração se comuniquem bidirecionalmente com o controlador lógico programável (programmable logic controller, PLC) da Mitsubishi Electric e transmitam os valores caraterísticos determinados. O PLC processa os dados convertendo-os em informações que são visualizadas como mensagens de texto simples e exibidas num ecrã. Um nível de integração adicional permite também a ligação do sistema de Condition Monitoring ao PLC do equipamento correspondente através de um cabo de rede e um protocolo Modbus.

A Schaeffler fornece conceitos que combinam produtos mecatrónicos, sistemas de Condition Monitoring e serviços digitais para formar packs de soluções da Indústria 4.0 adaptados a aplicações específicas. Estes constituem a base para criar produtos e serviços adaptados aos requisitos do cliente, tendo sempre como foco a eficiência do sistema completo.

A Mitsubishi Electric Corporation oferece uma vasta gama de tecnologias de processamento e automatização de fábricas, incluindo controladores lógicos programáveis (PLC), conversores de frequência, robôs, servomotores e interfaces homem-máquina (human-machine interface, HMI), o que ajuda a aumentar a produtividade e a qualidade nas instalações de produção.

Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.