A Schaeffler na Hannover Messe 2019 (Pavilhão 22, stand D43) A Schaeffler combina monitorização do estado e do binário num único sistema

TorqueTracking: o novo sistema composto pelo TorqueSense e pelo SmartCheck da Schaeffler oferece uma análise de vibrações automática de frequência seletiva, bem como valores de temperatura, velocidade e binário, para a monitorização do estado e do sistema.

15-04-2019 | Sant Just Desvern

• Em Hannover, foi apresentado um projeto-piloto da Indústria 4.0 para a indústria da energia eólica
  • Inovador Sistema TorqueTracking para acionamentos industriais
  • Análise de vibrações e monitorização do binário combinadas num único sistema
  • • Os clientes beneficiam de uma maior disponibilidade dos acionamentos e de intervalos de manutenção mais longos

A parceria de desenvolvimento a longo prazo entre a Schaeffler e a Bonfiglioli, líder do mercado em motorredutores para sistemas de seguimento do vento e ajuste das lâminas das turbinas eólicas, culminou com a criação de um pacote compacto de soluções da Indústria 4.0. A Schaeffler combinou dois dos seus comprovados sistemas de medição, o SmartCheck e o TorqueSense, para criar um novo sistema de monitorização do estado e do binário. Além da deteção atempada de danos incipientes realizada pelo sistema de diagnóstico de vibrações do SmartCheck da Schaeffler, também os picos de carga e a sua frequência podem ser detetados e limitados utilizando o sinal de binário preciso. Através da utilização de algoritmos baseados nos seus conhecimentos em aplicações, a Bonfiglioli converte esses dados em informações valiosas durante toda a vida útil das turbinas eólicas. Isto permite fornecer informações em linha sobre indicadores de desempenho relevantes, tais como: estado geral de "saúde" dos motorredutores, possíveis condições críticas e comportamento anormal dos sistemas de seguimento do vento. Em conclusão, os clientes beneficiam de uma redução das paragens não programadas dos equipamentos provocadas por sobrecargas ou por condições imprevistas de funcionamento do sistema, bem como de intervalos de manutenção com base nas cargas (ou seja, geralmente mais longos), graças à manutenção preditiva.

Uma combinação inteligente
O dispositivo SmartCheck da Schaeffler realiza uma monitorização seletiva do estado das frequências dos rolamentos, das multiplicadoras, dos motores elétricos, das bombas, dos ventiladores e das máquinas com base nas vibrações transmitidas pelas estruturas sólidas. As frequências visíveis podem ser atribuídas automaticamente ao componente danificado, utilizando um único dispositivo SmartCheck da Schaeffler. O dispositivo integra também um sensor de temperatura. O sinal de binário e o sinal de velocidade do TorqueSense da Schaeffler são enviados, pré-processados e fornecidos ao sistema de controlo da máquina e/ou ao departamento de manutenção juntamente com os sinais de vibração, os quais também são analisados através do SmartCheck. Completar o sistema de Condition Monitoring do SmartCheck com os dados de funcionamento sobre o binário e a velocidade abre vários novos cenários. No caso mais simples, o sistema permite a monitorização dos picos de binário e a sua frequência e, portanto, possibilita uma avaliação do nível de utilização e a derivação das medidas de manutenção com base nas condições de carga. Os sinais também podem ser integrados na estratégia de funcionamento dos acionamentos e iniciar a limitação do binário ou as funções de desligamento. O novo sistema é especialmente adequado para os acionamentos de translação e rotação nas indústrias da energia eólica e da construção naval, em grandes gruas, máquinas de construção e mineração com torres, e para guindastes. O sinal de binário pode ser utilizado tanto para a monitorização como para o controlo preciso e suave do binário e a regulação do cabo de tração.

Projeto-piloto para a indústria da energia eólica
Atualmente, a Schaeffler está a desenvolver um projeto-piloto inicial para os motorredutores de azimute do sistema de seguimento do vento da Bonfiglioli. Nesta aplicação, os dados de carga compilados com o SmartCheck da Schaeffler são comparados com os valores-limite predefinidos e os resultados são transmitidos sem fios para a Bonfiglioli através de uma porta de ligação. O sistema de monitorização dos motorredutores da Bonfiglioli opera de forma independente e não está ligado ao sistema de controlo da turbina eólica, facilitando assim o reequipamento quando os motores são substituídos. Com o novo sistema, a Bonfiglioli visa monitorizar as sobrecargas dos sistemas de seguimento do vento, aumentar os prazos de execução das tarefas de manutenção e possibilitar a definição de procedimentos de manutenção baseados nas condições de carga em vez de dependentes do tempo. O módulo TorqueSense é instalado entre o motor e a multiplicadora para integrá-lo no fluxo de força do motorredutor. O sistema de medição também é totalmente funcional no óleo lubrificante e oferece vantagens significativas para a integração no trem de potência, como, por exemplo:

• Alta precisão de medição (aproximadamente 1% do intervalo de medição) a um preço atraente
• Princípio de medição sem contacto.
• Sem alterações na capacidade de carga e na rigidez à torção devidas ao eixo do sensor
• A temperatura exerce uma influência mínima na vida útil e na precisão da medição.
• Medição integrada da velocidade.

A tecnologia de sensores de binário pode ser facilmente integrada
O sistema TorqueSense da Schaeffler compreende uma secção de veio magneticamente condicionada e um suporte de sensor. O suporte não deve envolver completamente o veio. Também são possíveis execuções para montagem em apenas um lado ou execuções em forma de U, em função da precisão necessária e da imunidade às interferências. Uma vez que é utilizado um princípio de medição sem contacto, o binário também pode ser medido a partir do exterior utilizando um suporte não magnético. Neste caso, o módulo do sensor pode ser montado externamente. O sistema TorqueSense da Schaeffler permite diâmetros de veio específicos para cada cliente e aplicações de até 100 mm aproximadamente; já existem unidades de sensores com diversos diâmetros padrão. O intervalo de medição é de 100 Nm a 20 kNm. Graças ao princípio de medição utilizado, os sensores possuem uma elevada linearidade e uma histerese extremadamente baixa.

Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.