Assembleia-Geral anual 2019 da Schaeffler AG

Klaus Rosenfeld, CEO, e Georg F. W. Schaeffler, presidente do Conselho de Supervisão, na Assembleia geral anual da Schaeffler AG (da esquerda para a direita).

26-04-2019 | Sant Just Desvern

• Distribuição de dividendos de 55 cêntimos por ação ordinária sem direito de voto
  • Elevado nível de interesse entre os 730 participantes
  • O Comité de Direção explica a transformação do Grupo Schaeffler
  • Eleição programada dos representantes dos acionistas no Conselho de Supervisão

A Assembleia geral anual da Schaeffler AG gerou um alto nível de interesse. Cerca de 730 acionistas viajaram para Nuremberga para participar da reunião no centro de convenções Frankenhalle em Nuremberga, na Alemanha. Votaram por um dividendo de 55 cêntimos por ação ordinária sem direito a voto (sem alterações em relação ao ano anterior). No quarto ano desde a entrada em bolsa da empresa, que o índice de pagamento de dividendos se situa aproximadamente em 40% e, por isso, se encontra no intervalo pretendido de 30 a 40% dos resultados líquidos atribuíveis aos acionistas antes de efeitos especiais.

Um sinal positivo para o mercado de capitais
O nível sem alterações de distribuição de dividendos é um sinal claro e positivo para o mercado de capitais, considerando especialmente o facto de que a empresa, como a maioria de seus concorrentes no setor automotivo, teve que suportar perdas graves no mercado de valores, particularmente durante o segundo semestre de 2018. A boa geração de cash flow e a melhoria adicional dos indicadores chave do rendimento financeiro confirmam que a empresa conta com uma sólida base financeira que permite uma distribuição de dividendos ao nível do ano anterior.

"O exercício passado foi um ano com luzes e sombras. Apesar do quanto as coisas podem mudar, vamos manter o rumo e continuar a moldar o futuro do Grupo Schaeffler de forma ativa e decisiva.

Manteremos a nossa estratégia e a nossa posição como fornecedores do setor automóvel e industrial. Neste contexto, a Schaeffler continuará em movimento e impulsionará constantemente a sua transformação", explicou Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

Em relação à evolução do negócio durante os primeiros meses de 2019, Klaus Rosenfeld afirmou que a Schaeffler tinha iniciado o exercício financeiro como previsto e que as condições de mercado continuam difíceis. Acrescentou que não é esperada uma nova aceleração da dinâmica de crescimento até ao segundo semestre do ano. A empresa apresentará o relatório preliminar do primeiro trimestre de 2019 em 8 de maio.

Novas nomeações para o Conselho de Supervisão da Schaeffler AG

Como previsto, na Assembleia geral anual realizada hoje, foram eleitos os dez representantes dos acionistas no Conselho de Supervisão da Schaeffler AG.

Com a eleição, foram confirmados os cargos de oito membros do Conselho de Supervisão. Foram reeleitos os seguintes membros: Maria-Elisabeth Schaeffler-Thumann, Georg F. W. Schaeffler, o Prof. Dr.-Ing. Hans-Jörg Bullinger, o Dr. Holger Engelmann, o Prof. Dr. Bernd Gottschalk, Robin Stalker, o Prof. KR Ing. Siegfried Wolf e o Prof. Dr.-Ing. Tong Zhang. Sabine Bendiek e Sabrina Soussan foram eleitas como novos membros do Conselho de Supervisão.

A Sra. Bendiek, presidente da Conselho de administração da Microsoft Deutschland GmbH, conta com muitos anos de experiência nos campos da digitalização, TIC e inteligência artificial.

A Sra. Soussan é a CEO da Siemens Mobility GmbH e dirige a unidade de negócios da Siemens Rolling Stock. A Siemens Mobility oferece soluções inovadoras para o transporte ferroviário e rodoviário e para mobilidade interligada em todo o mundo.

"Estamos muito felizes por receber duas executivas de alto nível com uma trajetória impressionante na área da tecnologia, a Sra. Bendiek e a Sra. Soussan, no Conselho de Supervisão da Schaeffler AG. Os seus conhecimentos e a sua experiência reforçarão consideravelmente o Conselho, especialmente no que diz respeito à digitalização e à tecnologia", assinalou Georg F. W. Schaeffler, presidente do Conselho de Supervisão.

Os resultados das votações e a gravação do relatório que o CEO apresentou na Assembleia geral anual estão disponíveis no seguinte link: www.schaeffler.com/agm.

Poderão consultar o balanço anual neste link: www.schaeffler-annual-report.com

Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.