Simplificação da monitorização digital no transporte de mercadorias A Schaeffler e a Siemens Mobility desenvolvem um gerador inteligente de caixas de eixo para o setor ferroviário

Com um gerador integrado na tampa do suporte das caixas de eixo, a Schaeffler fornece uma fonte de alimentação elétrica autónoma para os vagões de carga.

04-06-2019 | Sant Just Desvern

• O gerador de caixas de eixo da Schaeffler fornece corrente elétrica à unidade telemática Controlguide CTmobile da Siemens Mobility
  • O sistema sem fios pode ser readaptado com facilidade
  • "Gerador inteligente de caixas de eixo” como solução de monitorização digital para transporte ferroviário de mercadorias eficiente

Os clientes que pretendam monitorizar digitalmente a sua frota de comboios de carga podem fazê-lo de forma simples e eficiente usando uma solução desenvolvida pela Schaeffler e pela Siemens Mobility. O inovador projeto de "gerador inteligente de caixas de eixo" combina os conhecimentos de ambas as empresas nos campos dos geradores de caixas de eixo (Schaeffler) e dos sistemas telemáticos (Siemens Mobility), o que resultou num sistema digital para melhorar a transparência e aumentar a eficiência do transporte ferroviário de mercadorias.

Com um gerador integrado na tampa do suporte das caixas de eixo, a Schaeffler proporciona uma fonte de alimentação elétrica autónoma para os vagões de carga. A Siemens Mobility usa essa fonte de alimentação elétrica independente para as suas unidades telemáticas, que registam informação sobre o comboio durante o funcionamento e fornecem estes dados de imediato através de uma rede móvel.

Fornecimento elétrico autónomo para unidades telemáticas utilizando geradores de caixas de eixo
Normalmente, os vagões de carga não dispõem de um sistema próprio de fornecimento de energia. Até agora, os sistemas elétricos dos vagões de carga têm sido abastecidos principalmente com energia procedente de baterias. Por isso, a quantidade de energia disponível é limitada desde o início, o que também limita a funcionalidade dos sistemas.

Com o gerador de caixa de eixo, a Schaeffler apresenta um fornecimento elétrico autónomo que é montado em flange na caixa de eixo, oferecendo uma alternativa ao fornecimento de corrente da locomotiva ou às baterias. Assim, a potência do sistema eletrónico está disponível sem qualquer tipo de restrição. O gerador livre de desgaste fornece uma potência de um watt a partir de aproximadamente 40 km/h.

A combinação do fornecimento contínuo de corrente com o sistema telemático Controlguide CTmobile da Siemens Mobility possibilita dispor de serviços adicionais de valor acrescentado, como a monitorização baseada no estado e a disponibilidade imediata dos dados.

O sistema sem fios pode ser readaptado ou substituído com grande facilidade A conversão para um gerador "inteligente" de caixas de eixo significa que, para os clientes, os componentes padrão das caixas de eixo, como o suporte, o rolamento e o eixo da roda, não variam. Só será necessário substituir a tampa do suporte e a tampa final. Além disso, este sistema não requer manutenção.Opcionalmente, podem ser integrados sensores para monitorizar a caixa de eixo relativamente a temperaturas, vibrações, desgaste e aos pontos planos das rodas, que poderão estar em fase de desenvolvimento.

A Siemens Mobility fornece informação sobre o comboio em tempo real
O âmbito do fornecimento da Siemens Mobility inclui um circuito impresso integrado na tampa do suporte da caixa de eixo e a caixa telemática CTmobile montada no vagão de carga, que regista e transmite os dados através de uma rede móvel. Além disso, no sistema podem ser integrados diferentes sensores para parâmetros como a abertura de portas, carga e as temperaturas.

Editor: Schaeffler AG