A Schaeffler adquire a XTRONIC GmbH

A XTRONIC desenvolveu a tecnologia "drive-by-wire" Space Drive em colaboração com a Paravan.

15-05-2019 | Sant Just Desvern

• A XTRONIC é um parceiro de desenvolvimento estabelecido desde há muito na indústria automóvel para soluções eletrónicas e de software.
  • A empresa desenvolveu a tecnologia "drive-by-wire" Space Drive em colaboração com a Paravan.
  • A XTRONIC será integrada no Grupo Schaeffler como sociedade limitada (GmbH) alemã independente.
  • Foco contínuo na relação com OEM e fornecedores.
  • A aquisição abre um novo potencial de crescimento nas divisões comerciais de Sistemas de chassi e e-Mobility da Schaeffler.

A Schaeffler AG, através da sua filial Schaeffler Technologies AG & Co. KG, assinou um contrato de compra para a aquisição da XTRONIC GmbH no dia 3 de maio de 2019. As partes acordaram não revelar o preço de compra. Espera-se que a absorção da empresa com sede em Böblingen, Alemanha, seja concluída em junho de 2019, uma vez que todas as condições de fecho tenham sido cumpridas.

A XTRONIC é um parceiro tecnológico que desenvolve soluções de software e eletrónicas específicas para clientes da indústria automóvel internacional. A empresa, dirigida pelo seu proprietário, emprega cerca de 170 colaboradores nas localidades de Böblingen e Wolfsburgo, Alemanha, e oferece serviços e soluções em inúmeras áreas, incluindo aplicações de condução autónoma, mobilidade elétrica e segurança funcional, bem como métodos, ferramentas e sistemas de teste. Fundada há vinte anos, a XTRONIC trabalhou em estreita colaboração com a Paravan no desenvolvimento do sistema "drive-by-wire" Space Drive, tendo como clientes diversos fabricantes e fornecedores de renome da indústria automóvel.

A XTRONIC será integrada no Grupo Schaeffler como sociedade limitada privada (GmbH) alemã independente. Daniel Schmid, atual diretor-geral e coproprietário da empresa, continuará a gerir o negócio operacional. A XTRONIC continuará focada nas suas relações com clientes externos, desenvolvendo e oferecendo ao mesmo tempo soluções dentro do Grupo Schaeffler.

Daniel Schmid: "Após anos de crescimento, pensamos que a Schaeffler é o parceiro e proprietário perfeito para impulsionar o negócio e globalizar ainda mais a sua posição no mercado. Os conhecimentos da Schaeffler sobre industrialização de produtos e integração de sistemas, aliados à sua capacidade financeira, abrem oportunidades completamente novas para que a XTRONIC possa continuar a avançar no seu modelo de negócio. As duas empresas têm uma forte cultura de inovação. Como parceiros de engenharia, estamos comprometidos com a defesa dos interesses dos nossos clientes, utilizamos os métodos e processos mais modernos e investimos continuamente na melhor infraestrutura de I&D."

Graças ao seu papel no desenvolvimento da tecnologia "drive-by-wire" Space Drive, a XTRONIC possui conhecimentos fundamentais que beneficiarão extraordinariamente o Grupo Schaeffler, uma vez que desenvolve soluções em áreas como os sistemas de direção e a condução autónoma.

Matthias Zink, CEO Automotive OEM da Schaeffler: "Após a compra da tecnologia 'Space Drive' da Paravan e a absorção da Elmotec Statomat no ano passado, a aquisição da XTRONIC é o próximo passo lógico para a implementação da nossa estratégia comercial a longo prazo, que encaixa perfeitamente na nossa estratégia definida de fusões e aquisições. O fortalecimento da nossa capacidade eletrónica e de software é de vital importância para o desenvolvimento de soluções mecatrónicas para a "Mobilidade do Amanhã". Esta aquisição permite adaptar ainda mais o crescimento do Grupo Schaeffler a estas áreas comerciais altamente promissoras e de importância vital. As principais beneficiárias serão as áreas comerciais de Sistemas de chassi e e-Mobility".

Editor: Schaeffler AG