Soluções de sistema de uma só fonte Maior rendimento e precisão graças ao sistema modular para mesas rotativas de acionamento direto e eixos giratórios

O rolamento axial-radial YRTCMA na qualidade X-life com sistema de medição absoluto integrado.

05-08-2019 | Sant Just Desvern

• Motores rotativos, rolamentos para mesas rotativas e sistemas de medição angular perfeitamente adaptados entre si
  • Maior oferta de motores rotativos e rolamentos para eixos rotativos
  • Os rolamentos para mesas rotativas YRTC na qualidade X-life oferecem velocidades até 80% mais elevadas
  • Desenvolvimento de acionamentos diretos adaptados às especificações dos clientes até obter resultados viáveis tanto a nível técnico como económico

O motor rotativo, os rolamentos para mesas rotativas e o sistema de medição angular formam um sistema complexo nas mesas rotativas e nos eixos giratórios de acionamento direto que apresenta muitas interações no que diz respeito ao fluxo de calor, engrenamento, capacidade de aceleração e velocidade, rigidez, momento de atrito e precisão de posicionamento. Por isso, é uma grande vantagem que os três componentes procedam de uma mesma empresa e estejam perfeitamente adaptados entre si num sistema modular. A Schaeffler Direct Drives de Suhl (Alemanha) oferece três séries de motores rotativos e a Schaeffler contribui com três séries de rolamentos FAG com um sistema de medição angular integrado nos mesmos para uma vasta gama de aplicações.

A procura do mercado por uma maior velocidade sem redução de rigidez permanece imparável, particularmente para as mesas rotativas das fresadoras. Por este motivo, a Schaeffler otimizou os seus comprovados rolamentos para mesas rotativas YRT com uma nova gaiola de plástico, um anel maciço de rolamento e uma nova geometria de elementos rolantes. Os rolamentos da série YRTC em qualidade X-life oferecem aos operadores de máquinas-ferramenta velocidades até 80% mais elevadas e uma rigidez à torsão até 20% maior em comparação com a série YRT. Assim, os operadores podem obter maiores rendimentos de maquinação e contar, ao mesmo tempo, com uma maior precisão.

Estão também disponíveis os novos rolamentos para eixos rotativos YRTC na qualidade X-life com um sistema de medição angular integrado nos mesmos (YRTCMA). A escala dimensional aplica-se no rebordo concêntrico do anel interior de máxima precisão e, portanto, está integrado no nível do rolamento a nível construtivo. Esta disposição obtém a maior precisão de medição possível nas inclinações da mesa. Para poder oferecer uma proposta comercial única na montagem do sistema de medição, a Schaeffler Direct Drives desenhou o cabeçote leitor para que o ajuste do mesmo possa ser suprimido. Além disso, a integração do sistema de medição nos rolamentos para mesas rotativas também elimina as dispendiosas peças de conexão retificadas.

Para os rolamentos YRTCMA estão disponíveis todos os protocolos convencionais de medição absoluta, como EnDat2.2, DRIVECLiQ, Interface Serial Fanuc e SSi1VSS com segurança funcional. Isto permite a integração nas unidades de controlo padrão das máquinas-ferramenta. Devido ao valor absoluto, o eixo rotativo não requer nenhum funcionamento de referência e, por isso, oferece máxima proteção à máquina contra colisões.

Motores rotativos para mesas rotativas e eixos rotativos: precisão no limite da viabilidade
A exigência de maior precisão de produção e baixo nível sonoro impulsiona o desenvolvimento de motores com o mínimo de fontes de falhas e perdas de rendimento. Quanto mais baixas forem estas, menos investimentos deverá realizar o fabricante da máquina para compensar os desvios resultantes na unidade de controlo. A Schaeffler Direct Drives desenvolveu os motores SRV e HSRV para reduzir os desvios até praticamente zero, por exemplo, no processo de retificação de engrenagens devido ao efeito de engrenamento. Dispõem de uma estrutura dupla de motor através da qual as forças opostas de perturbação magnética radial se anulam mutuamente. Com isto, é evitada desde o início uma inclinação do veio de rotação na faixa micrométrica. O efeito positivo sobre a qualidade da produção é reforçado pelo facto dos motores exigirem uma pré-carga dos rolamentos relativamente reduzida devido à quase inexistência de forças perturbadoras. Durante o funcionamento, o rolamento gera assim menos calor de atrito, pelo que a pré-carga e a rigidez do rolamento estão sujeitas a uma variação menor

Maquinação de torno-fresadora: elevado binário de motor, altas velocidades
A maquinação combinada do torno-fresadora é caracterizada, sobretudo, pelo traçado dos contornos segundo o trajeto definido e as velocidades de corte e/ou rotação mais elevadas possíveis. Do ponto de vista do técnico de desenvolvimento de motores rotativos, no caso de diâmetros de mesa superiores a 500 mm, uma velocidade de 800 min-1 é tecnicamente muito exigente, uma vez que as frequências alternas elétricas dos motores de baixa velocidade aumentam abruptamente. E com isso, o aquecimento dos motores aumenta, com as consequências negativas lógicas para todo o acionamento, incluindo a modificação da pré-carga e a rigidez do rolamento. Para este segmento, foram lançados no mercado os motores da série RKI. Neste caso, o aspeto mais importante do desenvolvimento foi aumentar a faixa tipicamente baixa da velocidade dos motores rotativos sem necessidade de reduzir o binário. Com este objetivo, os motores RKI estão equipados com um enrolamento concentrado e rotores laminados para reduzir as perdas por correntes de Foucault.

Associação de desenvolvimento com os fabricantes de máquinas-ferramenta
Devido à tendência de aumentar a potência e a precisão, atualmente os clientes entendem o motor e o rolamento como uma unidade funcional. Os detalhes como a simulação do fluxo de calor, a modificação da pré-carga do rolamento, a capacidade de aceleração alcançável e muito mais são discutidos em detalhe com o cliente, se necessário, para adaptar a topologia do motor correspondente à sua tarefa de acionamento específica, em alguns casos chegando ao limite do que é tecnicamente possível.

Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.