A Schaeffler no IAA 2019 Luz verde para a mobilidade sustentável

O Schaeffler Mover recebeu o Prémio Alemão de Mobilidade em agosto deste ano.

03-09-2019 | SAN AGUSTIN DEL GUADALIX

• A Schaeffler demonstra no IAA (pavilhão 9, stand A07) como a tecnologia inovadora pode modelar a mobilidade sustentável
  • Otimização das tecnologias de acionamento e compreensão holística da cadeia energética como temas principais
  • Schaeffler Mover, um conceito inovador de mobilidade para espaços urbanos
  • O motor elétrico da Schaeffler, as transmissões híbridas dedicadas, o Intelligent Corner Module ou o drive-by-wire, entre as tecnologias fundamentais para a mobilidade do amanhã.

Para que o mundo possa alcançar o objetivo de dois graus estabelecido no acordo de Paris sobre o clima, o sector da mobilidade deverá estar à altura do desafio e conseguir uma redução significativa das suas emissões de co2. O Grupo Schaeffler está a fazer precisamente isso: estar à altura do desafio. Sob o lema "Fazer com que a mobilidade seja sustentável e autónoma", o salão do automóvel IAA 2019 de Frankfurt é o palco escolhido para apresentar a sua visão da mobilidade sustentável com base na inovação. "A atual transformação da mobilidade apresenta-se como uma oportunidade para que a nossa experiência em tecnologia de transmissão e chassis possa modelar o sector da mobilidade sustentável do amanhã", manifestou o Diretor-Executivo da Schaeffler AG, Klaus Rosenfeld. No salão IAA, a Schaeffler apresentará a sua perspetiva integrada em toda a cadeia energética do sector da mobilidade e irá perfilar as suas soluções de sistemas inovadoras. Entre os aspetos de maior destaque encontra-se a primeira apresentação pública da gama de motores elétricos Schaeffler, que foram desenvolvidos em diversas classes de potência e que já estão a ser produzidos em série. Outros pontos que se deve destacar são os sistemas de transmissão híbridos dedicados, o Intelligent Corner Module, com um ângulo de rotação de 90 graus, a tecnologia drive-by-wire (fundamental para a condução autónoma) e o Schaeffler Mover, um conceito urbano de mobilidade totalmente novo.

Perspetiva holística de toda a cadeia energética
Enquanto fornecedor presente nos sectores industrial e automóvel, a Schaeffler avalia a cadeia energética como um todo, oferecendo soluções de sistemas e produtos para a geração de energia renovável. "Para ser sustentável, é preciso ter em consideração toda a cadeia energética. Transferir as emissões de um ponto da cadeia para outro não tem qualquer impacto no saldo global de co2", afirmou Klaus Rosenfeld, ao apontar para as tecnologias de armazenamento de eletricidade para equilibrar a disponibilidade flutuante de fontes de energia renováveis e a importância cada vez maior das alternativas como o hidrogénio. No seu trabalho inicial de desenvolvimento de componentes para células de combustível, a Schaeffler está a aproveitar a sua experiência tradicional em tecnologia e conformação de materiais e tecnologia de superfícies. A principal força da empresa é a sua forte diversificação, sendo que está presente em todos os elos da cadeia energética, desde a geração de energia até à sua utilização nos veículos.

Os motores elétricos chegam à produção em série

A eletrificação é claramente um dos principais focos para a redução das emissões de co2. No IAA, a Schaeffler demonstra como apoia os fabricantes de automóveis no seu caminho para a mobilidade elétrica com a sua ampla carteira de tecnologias de eletrificação. "Temos produtos para todos os níveis de eletrificação, desde a hibridação suave aos veículos híbridos completos e híbridos com ligação direta, passando pelos motores elétricos de alto rendimento para veículos elétricos puros", explicou Matthias Zink, CEO da Schaeffler Automotive OEM.

Atualmente, a Schaeffler está a começar a fase final de desenvolvimento e produção em série de motores elétricos nas classes de tensão de 48 a 800 V e com potências de 15 a 300 kW. Em 2021, por exemplo, começará a produção de um motor elétrico para vários modelos de veículos elétricos fabricados por um importante fabricante de automóveis europeu. Em termos de hibridação, a empresa está concentrada na transmissão híbrida dedicada (DHT), uma tecnologia em que o motor elétrico e a transmissão estão tão integrados que formam uma única unidade física e funcional.

Schaeffler Mover, o conceito de mobilidade para espaços urbanos
Outro fator que determina a mobilidade do amanhã, em conjunto com os objetivos climáticos, é a urbanização. No IAA, a Schaeffler enfrenta este desafio com a última versão do Schaeffler Mover, uma plataforma de veículo autónomo e altamente adaptável que reúne várias inovações tecnológicas próprias. No centro deste novo conceito de veículo está um sistema de chassis com tecnologia Space Drive drive-by-wire, que a Schaeffler considera fundamental para a condução autónoma. A plataforma inclui quatro módulos Intelligent Corner Module, que integram motor, transmissão, direção e suspensão numa única unidade, com uma considerável poupança de espaço. Desta forma, a plataforma pode ser escalada e adaptada para acomodar uma ampla gama de aplicações. Este inovador conceito foi galardoado com o Prémio Alemão de Mobilidade, concedido pelo Ministério Federal de Transporte e Infraestrutura Digital da Alemanha. "Para além de oferecer tecnologias de acionamento inovadoras, a Schaeffler também desenvolve soluções completas. Isso é o que queremos dizer quando dizemos que estamos a participar ativamente na configuração da mobilidade sustentável do amanhã", comentou Klaus Rosenfeld.

Visite-nos no IAA (Pavilhão 9, Stand A07). A nossa conferência de imprensa será realizada às 12h30 no dia 10 de setembro de 2019 e será transmitida em direto em http://schaeffler.gomexlive.com/ .

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U