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Ampliação da gama de mobilidade elétrica A Schaeffler lançou os seus motores elétricos prontos para a produção em série

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Uma gama que vai desde 20 até mais de 300 kW: motores elétricos de módulos híbridos, transmissões híbridas e acionamentos de eixos totalmente elétricos.

10-09-2019 | San Agustin del Guadalix

  • Começou a produção de motores elétricos eficientes, assim como de componentes e peças para sistemas completos
  • A gama inclui soluções tanto para acionamentos híbridos como para acionamentos de eixos elétricos
  • Experiência em produtos para rendimentos que vão de 15 a mais de 300 quilowatts
  • Uma oferta completa: Desde bobinadoras a sistemas de acionamento elétrico altamente integrados

A Schaeffler entra no setor do fabrico de motores elétricos com uma plataforma tecnológica modular e altamente integrada. A sua família de motores elétricos está concebida para ser eficiente e ter uma boa relação preço/rendimento, com aplicações que vão desde módulos híbridos e transmissões híbridas dedicadas (DHTs) até motores elétricos para transmissões de eixos elétricos. Os intervalos de tensão são de 48 a 800 V e os níveis de potência de 15 a mais de 300 kW são possíveis. A produção em série para uma série de projetos de clientes a nível mundial começará em 2021. A rede mundial de unidades de produção da Schaeffler, assim como de instalações de fabrico de maquinaria e ferramentas especiais, será utilizada para a instalação e operação das linhas de produção. Toda esta nova família de motores elétricos está pronta para a produção em série e será apresentada publicamente no IAA.

Experiência em sistemas para a perfeição
Para alcançar a completa autonomia na industrialização dos motores elétricos, a Schaeffler adquiriu, no final de 2018, a empresa especializada em estatores Elmotec Statomat. A Schaeffler une assim a sua ampla experiência em componentes mecânicos, processos de fabrico e tecnologias de bobinado, ao profundo conhecimento sobre todos os sistemas do veículo, assegurando tempos de desenvolvimento reduzidos e os processos mais eficientes na produção de motores elétricos inovadores. "Compreender e dominar as transmissões, os motores elétricos e a eletrónica de potência é uma arte por si mesma", explicou o Dr. Jochen Schröder, diretor da divisão de E-Mobility da Schaeffler. "Tornar estes elementos num sistema geral que funcione e numa cadeia cinemática é outra disciplina. Somos especialistas em ambas."

Tecnologia modular, eficiente em todas as aplicações
Uma demonstração da capacidade tecnológica da Schaeffler é a família de motores elétricos para módulos híbridos P2. Devido ao seu desenho, este tipo de motores funciona à mesma velocidade do motor de combustão interna e possui um comprimento axial mínimo, e o sistema de embraiagem integrada no interior do rotor. Graças a soluções como o bobinado de um único dente, é possível obter um espaço de instalação extremamente reduzido. A Schaeffler possui tantos motores de 48 V como de alta tensão, com potências que vão desde os 15 aos 120 kW. Nos módulos híbridos a seco, o estator arrefece ativamente através de uma manga de arrefecimento, enquanto nos sistemas com embraiagem húmida o óleo disponível também pode ser utilizado para reduzir a temperatura do motor elétrico, o que leva a uma dissipação de calor significativamente melhor e, portanto, a uma maior eficiência. No entanto, como o melhor tipo de perda de potência é o que nunca ocorre em primeiro lugar, os motores estão otimizados para uma alta eficiência em todas as condições de utilização.

Dependendo do conceito de desenho, pode ser aplicado o mesmo aos motores elétricos em transmissões híbridas dedicadas. Nestas transmissões há mais espaço de instalação axial para os motores elétricos que giram mais rápido. Os níveis de saída, neste caso, vão desde os 80 aos 140 kW. Dependendo do modo de funcionamento da transmissão e da cadeia cinemática, estes motores podem funcionar em conjunto com o motor de combustão interna como motores ou geradores, e as suas características de eficiência são otimizadas de acordo com o perfil de utilização. Nas aplicações para híbridos com ligação direta, o comportamento acústico torna-se num fator fundamental, algo que é possível resolver com tecnologias inovadoras, como o bobinado de onda de barra, criado pela Schaeffler e otimizado pelos especialistas da Elmotec Statomat. Como resultado foi desenvolvido um propulsor que, com um comprimento axial total de apenas 137 mm, proporciona uma potência de 125 kW e um binário de 310 Nm.

A oferta fica completa com uma gama de motores elétricos para o acionamento de eixos elétricos. Abrangem as gamas de alta tensão 2 (400 V) e 3 (800 V), com potências de entre 100 kW e 300 kW. Se o desenho do sistema permitir, estes motores estão configurados para altas velocidades máximas de até 20 000 rpm, aproveitando ao máximo as vantagens do bobinado de onda de barra. O número elevado de ranhuras do estator faz com que a temperatura diminua de forma efetiva e leva a um campo giratório com um número de harmónicos reduzido. Isto é traduzido em duas vantagens: Uma alta densidade de potência e um excelente nível de eficiência.

"Com a aquisição de novos conhecimentos em relação ao desenvolvimento e à produção própria de motores elétricos, além de estarmos a ampliar a nossa carteira de produtos, também continuamos com a nossa estratégia de mobilidade elétrica. A nossa ampla experiência em sistemas e as soluções derivadas das mesmas fazem com que os nossos clientes tenham à sua disposição um fabricante de sistemas capaz de oferecer os produtos adequados aos seus requisitos e necessidades de mobilidade", concluiu Matthias Zink, CEO da Divisão Automotive OEM da Schaeffler.

Visite-nos no IAA no Pavilhão 9, Stand A07. A conferência de imprensa está programada para o dia 10 de setembro de 2019 às 12h30 e pode ser visualizada online em http://schaeffler.gomexlive.com/

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U
País: Portugal

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