Inovações para a mobilidade autónoma Space Drive e Schaeffler Mover abrem o caminho para um futuro sustentável e autónomo

O Schaeffler Mover recebeu o Prémio Alemão de Mobilidade em agosto.

12-09-2019 | San Agustin del Guadalix

• Schaeffler Drive é uma tecnologia fundamental para a condução autónoma
  • O Intelligent Corner Module da Schaeffler permite ângulos de direção de até 90 graus
  • O Schaeffler Mover recebe o Prémio Alemão de Mobilidade

A mobilidade do amanhã enfrenta vários desafios nas áreas urbanas: A densidade do tráfego e o trânsito de pessoas aumentam de forma contínua, sendo necessário aproveitar ao máximo o espaço de circulação limitado disponível. É fundamental evitar o colapso do tráfego urbano e manter os níveis de contaminação atmosférica no mínimo. No IAA, a Schaeffler irá apresentar a terceira geração da sua tecnologia Space Drive, assim como as melhorias realizadas no protótipo Schaeffler Mover, soluções para a mobilidade autónoma e sustentável em espaços urbanos.

Concentração na preparação para a produção em série
No futuro, os veículos autónomos e parcialmente autónomos não terão qualquer ligação mecânica entre o volante e a direção, o acelerador ou o travão. Há vários anos que a Schaeffler está a trabalhar no campo da condução autónoma e começou a fornecer produtos para a produção em série. Propriedade da nova empresa Schaeffler Paravan, o Space Drive é uma tecnologia fundamental para os veículos automatizados, autónomos e ligados que já está a ser desenvolvida para a produção em série. Trata-se de uma tecnologia de condução por cabo baseada numa interface eletrónica de tripla redundância capaz de operar as funções de direção, aceleração e travagem do veículo e, por conseguinte, permite a condução autónoma numa ampla variedade de contextos. "No futuro, todos os veículos autónomos precisarão de tecnologia de travão e direção por cabo", explicou o Dr. Dirk Kesselgruber, Diretor da divisão de Sistemas de Chassis da Schaeffler. No início, esta tecnologia estava dirigida aos automóveis, mas a Schaeffler Paravan também tenciona introduzir a tecnologia Space Drive em veículos industriais, agrícolas ou de lazer. Graças à sua função de controlo remoto e à omissão do volante, o sistema também oferecer uma maior comodidade e segurança para veículos utilizados em tarefas de alto risco, como a minaria, a manutenção de pistas de esqui, o salvamento ou a luta contra incêndios. A Schaeffler Paravan pretende ter este sistema pronto para a produção em série em 2021. Além disso, a Schaeffler assinou recentemente um acordo de investimento com a província de Hunan na China. O objetivo desta colaboração é, em primeiro lugar, melhorar as tecnologias autónomas disponíveis na China para a sua aplicação nos enormes centros metropolitanos do país e, em segundo lugar, estabelecer um novo centro de I+D na região.

Proposta de venda única: Homologação mundial para a utilização na estrada
O Space Drive é um sistema de hardware e software em que todos os elementos foram perfeitamente adaptados e que oferece um conceito de segurança revolucionário. Além da condução e da travagem, a função de direção por cabo do Space Drive também permite que o veículo seja guiado de forma segura e fiável unicamente através da utilização de sinais de controlo eletrónicos.

O Space Drive é o primeiro sistema drive-by-wire do mundo, e até agora o único, com licença para ser utilizado na estada e com o nível de redundância necessário para garantir a segurança funcional e a fiabilidade. "É a única tecnologia drive-by-wire triplamente redundante do mundo com aprovação para a utilização na estrada, um elemento fundamental para a condução autónoma", explicou Matthias Zink, CEO Automotive OEM da Schaeffler. Além disso, todos os componentes do sistema cumprem as estritas normas ECE. A unidade informática (ECU) também cumpre a exigente norma de segurança funcional ISO 26262 ASIL D.

A Schaeffler Paravan equipou a terceira e mais recente geração do Space Drive com motores elétricos e eletrónicos de alto rendimento, e atualizou completamente as interfaces. Além disso, os custos atuais do sistema são significativamente reduzidos e os sistemas eletrónicos estão protegidos contra interferências externas.

Schaeffler Mover: Uma plataforma premiada para futuras funções de condução
Entre as suas muitas aplicações, o Space Drive é utilizado na plataforma elétrica de condução autónoma Schaeffler Mover, recentemente galardoada com o Prémio Alemão de Mobilidade pelo Ministério Federal de Transportes e Infraestruturas Digitais da Alemanha. O Schaeffler Mover é uma plataforma flexível e de zero emissões que suporta uma ampla gama de conceitos de veículos, e a Schaeffler utiliza-a para mostrar e desenvolver as tecnologias de tração e chassis mais inovadoras. O Mover integra todos os componentes necessários para a funcionalidade de condução (sistema de tração, bateria, sistema de travagem e direção) numa única unidade compacta de chassis modular. Isto faz com que o Mover seja uma solução especialmente atrativa para a mobilidade urbana, uma vez que suporta uma ampla gama de superestruturas e, portanto, pode ser utilizado em diversas aplicações, desde os táxis robotizados aos veículos de distribuição autónomos. A Schaeffler Paravan continua a desenvolver a sua tecnologia comprovada Space Drive para o controlo das funções drive-by-wire do Schaeffler Mover. O sistema controla a direção automática do veículo e os módulos das quatro rodas: os Intelligent Corner Module da Schaeffler. Estas unidades possuem todos os componentes do acionamento e do chassis, incluindo o motor instalado no interior da roda, numa única unidade que poupa espaço. Cada uma das quatro rodas possui um ângulo de direção de até 90 graus, o que garante a máxima manobrabilidade com um espaço mínimo. É inclusive possível estacionar em paralelo para facilitar o acesso dos passageiros e girar no mesmo sítio.

A Schaeffler Paravan dá prioridade à segurança funcional no desenvolvimento através de um alto nível de redundância: Até no caso de haver um defeito nos módulos da roda, o acionamento e a direção seletivos da roda garantem que não ocorra qualquer perda da função de direção nem da tração. O objetivo principal deste Concept Car da Schaeffler é o desenvolvimento dos novos componentes para a cada vez mais próxima produção em série. "Com o Schaeffler Mover, demonstramos a nossa ambição de nos tornarmos num parceiro inovador no campo dos sistemas de chassis mecatrónicos", explicou Matthias Zink, CEO Automotive OEM da Schaeffler. Os visitantes do IAA podem experimentar o Schaeffler Mover por si mesmos na zona exterior do centro de exposições.

Visite-nos no IAA no Pavilhão 9, Stand A07. A conferência de imprensa está programada para o dia 10 de setembro de 2019 às 12h30 e pode ser visualizada online em http://schaeffler.gomexlive.com/.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U