Procurar termo

Conhecimentos especializados de alto nível sobre execução e produção para um rolamento especial de 4,7 toneladas A Schaeffler fornece a maior rótula da sua história

Pressrelease Stage Image
A execução do rolamento especial não foi o único grande desafio enfrentado pelos especialistas da Schaeffler, mas a sua produção também foi muito exigente. Os anéis interior e exterior foram executados numa peça única.

13-09-2019 | Sant Just Desvern

  • Este rolamento especial para a aplicação de uma draga de sucção com divisor tem um diâmetro exterior de quase dois metros
  • A execução assimétrica poupa espaço de montagem e peso
  • A produção dos anéis interior e exterior de uma peça única foi possível graças aos conhecimentos especializados da Schaeffler

A Schaeffler produziu a maior rótula da história da empresa até à data. Este rolamento especial pesa cerca de 4,7 toneladas e tem um diâmetro exterior de 1.900 milímetros, um diâmetro de furo de 1500 milímetros e uma altura de 600 milímetros. O rolamento será montado numa draga de sucção com divisor desenhado e construído pela Royal IHC, una empresa holandesa especializada em equipamentos, navios e serviços para os mercados offshore, de dragagem e poços mineiros.

Condições especiais de funcionamento
Uma draga de sucção com um divisor é um navio de trabalho, com ou sem acionamento próprio, que elimina materiais sólidos do fundo de massas de água. Para levantar e transportar pedras para terra firme, por exemplo, através de tubagens flutuantes, é utilizada uma bomba de vazio. A ligação entre a tubagem e o navio é submetida a cargas especiais e é realizada através de uma rótula montada no casco do navio e que suporta os movimentos de rotação que se produzem entre o casco e a tubagem. Partindo destes requisitos, foi executado um rolamento especial especificamente para esta aplicação.

Conhecimento especializados para o cliente: tudo de uma única fonte
Graças aos conhecimentos especializados de alto nível da Schaeffler sobre engenharia de aplicações, design e produção, combinados com uma estreita colaboração com a Royal IHC, foi possível produzir o rolamento adaptado às especificações do cliente num tempo recorde de apenas três meses.

A execução do rolamento especial não foi o único grande desafio enfrentado pelos especialistas da Schaeffler, mas a sua produção também foi muito exigente. Devido às cargas de choque que se produzem na aplicação, os anéis interior e exterior tiveram que ser executados num design de peça única.

Elevada fiabilidade de funcionamento com investimentos mínimos em manutenção
O rolamento deve eliminar as tensões que se produzem nas zonas de contacto e suportar elevadas cargas em função das suas dimensões. Dado que as forças apenas atuam unilateralmente sobre a rótula, esta foi desenhada de forma assimétrica, o que permite uma poupança significativa em termos de espaço e peso.

Para garantir uma longa duração de vida útil e baixos níveis de desgaste, a Schaeffler criou um sistema especial de ranhuras de lubrificação, executadas de forma que a massa seja distribuída homogeneamente mesmo com pequenos movimentos de oscilação de cerca de 20 graus, assegurando assim uma lubrificação ótima.

Uma vez que as condições de serviço nas aplicações offshore também requerem uma proteção especial contra a corrosão, as superfícies de deslizamento do rolamento foram revestidas com uma laca de lubrificação de eficácia comprovada que garante que não se produz nenhum contacto metálico entre os anéis interior e exterior, mesmo no caso de lubrificação insuficiente. A lubrificação com massa também significa que o rolamento está protegido contra corrosão. Isto garante uma grande segurança de funcionamento e investimentos mínimos em manutenção para o cliente.

Editor: Schaeffler AG
País: Portugal

Meios relacionados
Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar