ABT e Schaeffler estabelecem uma colaboração estratégica para eletrificar veículos comerciais ligeiros

03-12-2019 | Sant Just Desvern

• A colaboração estratégica entre a ABT e a Schaeffler irá começar com a eletrificação dos veículos comerciais ligeiros da Volkswagen
  • A ABT contribuirá com a sua experiência em implementação e flexibilidade no reequipamento de veículos, e a Schaeffler com os seus conhecimentos em tecnologia e produção, assim como com a sua solidez financeira
  • Alto nível de potencial de mercado mundial para a eletrificação dos veículos de transporte intraurbano e de logística; o segmento dos veículos comerciais ligeiros é perfeito para uma implementação mais ampla das soluções de condução autónoma
  • A ABT e a Schaeffler já mantêm uma colaboração de sucesso na Fórmula

O Grupo Schaeffler e a ABT e-Line GmbH (de seguida, 'ABT e-Line') estabeleceram uma colaboração estratégica para a eletrificação de veículos comerciais ligeiros com um peso de até 3,5 toneladas. A ABT e-line é uma filial a 100% da ABT Holding que, como parceiro Premium da Volkswagen Veículos Comerciais, recebeu o pedido de eletrificar completamente os veículos comerciais ligeiros, incluindo os modelos T6 e Caddy; assume ainda a responsabilidade perante os clientes pelo trem de elétrico de potência, incluindo a sua garantia.

O Grupo Schaeffler, que desde 2014 realiza um trabalho pioneiro na Fórmula E em colaboração com o Grupo ABT, contribuirá com os seus conhecimentos tecnológicos e de gestão, sempre que seja obtida a autorização posterior de acordo com a legislação antimonopólios, para a associação e desenvolverá e fornecerá soluções tecnológicas para o trem elétrico de potência. Na fase inicial, a Schaeffler irá concentrar-se, em conjunto com a VW e a ABT, na gestão de projetos - desde o design até à homologação - e na gestão de fornecedores de sistemas. Além disso, a Schaeffler possui uma vasta experiência nos campos das compras, produção e controlo de qualidade, contribuindo também nestas áreas para esta colaboração. O departamento de engenharia da Schaeffler já desenvolve sistemas de controlo eletrónico para ABT e-line que são utilizados na readaptação dos veículos comerciais ligeiros da VW.

O objetivo da colaboração entre o Grupo Schaeffler e a ABT e-line é desenvolver trens elétricos de potência mais avançados e integrá-los e incorporá-los nos veículos, centrando-se nos veículos comerciais ligeiros e especiais. Outro objetivo é desenvolver soluções flexíveis de chassis mecatrónicos. A médio prazo, o Grupo Schaeffler vê potencial para conseguir novos pedidos e volumes de produção pequenos e médios no setor dos veículos comerciais e especiais.

Os esforços para reduzir as emissões dos veículos nos espaços urbanos centram-se principalmente nos veículos comerciais ligeiros, especialmente no que diz respeito ao trânsito intraurbano. Além disso, os fabricantes devem cumprir separadamente os limites máximos regulamentares para as emissões no segmento dos veículos comerciais ligeiros: não é possível compensar os valores de emissão com os das frotas de passageiros. A capacidade de desempenho dos motores elétricos atuais pode satisfazer em grande medida os perfis requisitos típicos dos veículos comerciais ligeiros usados nas aplicações intraurbanas.

Este segmento também se está a tornar importante no que diz respeito aos conceitos modernos de mobilidade, uma vez que a procura por uma mobilidade limpa, eficiente e económica está a aumentar rapidamente nas áreas metropolitanas de todo o mundo, uma situação para a qual os fornecedores de serviços de mobilidade se estão a tentar adaptar. Em particular, os setores de transporte (incluindo o transporte de passageiros) e de logística oferecem um grande potencial para implementar soluções de condução (totalmente) automatizadas.

Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, explicou: “No seguimento da nossa colaboração fiável e bem-sucedida com o Grupo ABT na Fórmula E, decidimos agora trabalhar juntos para enfrentar os desafios da eletrificação de veículos comerciais. A combinação da abordagem empresarial da ABT com o entendimento dos sistemas e a dilatada experiência da Schaeffler no campo das aplicações para trens de potência e chassis colocam-nos numa posição perfeita para criar algo novo e avançar com maior rapidez. Uma associação comprovada e uma situação benéfica para ambas as empresas: inovadora, audaz e com um grande potencial de negócio. Isto tem futuro!”

Hans-Jürgen Abt, CEO da ABT Sportsline GmbH, afirmou o seguinte: “A Schaeffler e a ABT colaboram há vários anos numa associação caracterizada por uma confiança absoluta, uma grande paixão, um forte espírito pioneiro e o máximo profissionalismo. E esta é exatamente a nossa contribuição para este projeto. A colaboração com a Volkswagen Veículos Comerciais que iniciamos há um ano e meio é um projeto ambicioso para a ABT, e estou muito orgulhoso com o facto de que em breve iremos ver os primeiros veículos elétricos ABT na estrada. Contar com a Schaeffler como parceiro estratégico e, por isso, com a sua experiência tecnológica, significa que temos uma aliança sólida para enfrentar os desafios da eletrificação.”

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.