A Schaeffler junta-se à iniciativa global do hidrogénio

As baterias de placas bipolares são um componente importante do sistema da célula de combustível.

17-01-2020 | Sant Just Desvern

• O Conselho do Hidrogénio aceitou a Schaeffler como membro do conselho de direção
  • A tecnologia de hidrogénio será promovida conjuntamente para o mercado de consumo
  • A Schaeffler desenvolve e fabrica componentes-chave para células de combustível alimentadas com hidrogénio

A Schaeffler aumenta o seu compromisso com a tecnologia de hidrogénio: O fornecedor dos setores automotivo e industrial é agora membro diretivo do Conselho de Hidrogénio, um grupo de interesse ativo a nível mundial com sede na Bélgica. A iniciativa engloba 81 empresas líderes dos setores da energia, transporte e indústria. O objetivo dos membros consiste em impulsionar a tecnologia do hidrogénio em direção à industrialização.

Estabelecimento de tecnologias de hidrogénio em todo o mundo
"Queremos dar forma a uma mobilidade sustentável sem emissões de CO2 em toda a cadeia energética. Isto será conseguido utilizando o enorme potencial futuro do hidrogénio verde ao longo de toda a cadeia de criação de valor acrescentado", diz Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. "A adesão ao Conselho de Hidrogénio permitir-nos-á continuar a avançar e estabelecer tecnologias de hidrogénio em conjunto com parceiros fortes a nível mundial".

Com o objetivo de conseguir a máxima sustentabilidade e neutralidade de CO2, a Schaeffler está a dar forma à mobilidade e à cadeia energética associada como fornecedor do setor automotivo e da indústria. "A tecnologia do hidrogénio oferece um enorme potencial nesta área, quer no que se refere ao armazenamento de energia como às soluções de acionamento sem emissões", diz Klaus Rosenfeld. "Os nossos principais conhecimentos especializados em tecnologias de materiais, modelação e superfícies permitirão a produção eficiente de grandes volumes de componentes-chave para a futura economia do hidrogénio e contribuirão significativamente para o sucesso da empresa."

O estabelecimento de associações e a colaboração em investigação e desenvolvimento para desenvolver e ensaiar os componentes das células de combustível também é uma tarefa estratégica importante nesse sentido. A Schaeffler já aderiu ao Conselho do Hidrogénio da Baviera no ano passado.

Componentes chave para as células de combustível

A Schaeffler tem-se vindo a centrar desde algum tempo na cadeia de valor acrescentado dos componentes chave para as células de combustível. As placas bipolares são fabricadas mediante uma conformação e um revestimento precisos na faixa de camadas finas que, uma vez empilhadas, constituem um componente importante do sistema da célula de combustível. As baterias de células de combustível são conversores de energia e permitem que o H2 reaja com o O2 para formar água. A eletricidade gerada durante este processo pode ser utilizada para acionar o motor elétrico dos veículos. A gama de produtos e serviços da Schaeffler para sistemas otimizados de células de combustível é ampliada a áreas de conhecimento adicionais, como sistemas de comando eletrónico, rolamentos especiais de alto rendimento, módulos de gestão térmica inteligente ou componentes para a recirculação passiva de hidrogénio.

Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.