A Schaeffler ajusta a sua produção para o setor automóvel

19-03-2020 | Sant Just Desvern

• A crise do Coronavírus exige ajustes rápidos e flexíveis na produção da Alemanha e Europa para o setor automóvel
  • Os ajustes serão realizados de forma específica em cada local e considerando as necessidades concretas das divisões
  • Acordado um pacote conjunto de medidas com os representantes dos trabalhadores – a implementação já foi iniciada
  • A saúde dos empregados, a manutenção e a proteção das cadeias de fornecimento globais e o suporte aos clientes são prioridade máxima

A crescente propagação do Coronavírus na Europa fez com que cada vez mais empresas nos últimos dias reduzissem significativamente ou interrompessem temporariamente a sua produção. Como resultado, o fornecedor global dos setores automóvel e industrial Schaeffler ajustará as suas capacidades de produção na Alemanha e na Europa. Os ajustes serão realizados local a local e considerando as necessidades específicas em cada uma das divisões. Como até aqui, a saúde e a segurança dos nossos colaboradores, a manutenção e a proteção das cadeias de fornecimento e o suporte aos nossos clientes continuam a ser a nossa maior prioridade.

Com o objetivo de implementar os ajustes de forma rápida, eficiente e equilibrada, a empresa acordou ontem à tarde um pacote de medidas com os representantes dos trabalhadores e do Comité de Empresa que prevê diferentes instrumentos. Este acordo baseia-se na convicção de que a crise apenas pode ser gerida em conjunto, como dita a situação, e em estreita colaboração com os implicados. O pacote de medidas acordado inclui regulamentação relacionada com jornadas a tempo parcial, decididas devido à crise, além de instrumentos comprovados como o estabelecimento de dias de encerramento, o uso da bolsa de horas ou o encerramentos para férias nas fábricas. O pacote aplica-se a todos os locais na Alemanha.

“A propagação do coronavírus representa um grande desafio para todas as empresas. As nossas principais prioridades na Schaeffler são proteger a saúde dos nossos colaboradores, manter as nossas cadeias de fornecimento o mais intactas possível e minimizar o impacto desta crise para os nossos clientes. Devemos, por isso, responder com rapidez e flexibilidade para ajustar as nossas capacidades de produção de acordo com cada uma das nossas localizações.

O pacote de medidas acordado com os representantes dos trabalhadores na Alemanha contribuirá significativamente para alcançar este objetivo”, explica Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

“Ao ser necessário reduzir a produção nas nossas fábricas perante a crise, era importante para nós que pudessem ser estabelecidas soluções rapidamente, adaptadas individualmente a cada local na Alemanha e que afetassem os nossos colaboradores o mínimo possível”, afirmou Jürgen Wechsler, representante da IG Metall na Schaeffler AG.

A implementação destas medidas entra em vigor de forma imediata.

Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.