Schaeffler publica o Relatório de Sustentabilidade

Responsabilidade para o amanhã: A Schaeffler publica o Relatório de Sustentabilidade de 2019 .

10-03-2020 | Sant Just Desvern

• Reorientação da estratégia de sustentabilidade
  • Incorporação, pela primeira vez, dos objetivos de sustentabilidade nos componentes variáveis da remuneração dos executivos
  • Melhoria significativa na classificação de sustentabilidadeón que actualmente está teniendo lugar en los sectores de la movilidad y la energía.

Nos últimos anos, a sustentabilidade tem vindo a ser fundamental para os valores e atividades da Schaeffler. Como empresa internacional de tecnologia, o Grupo Schaeffler está a ajudar proativamente a moldar a profunda transformação que está a ocorrer atualmente nos setores da mobilidade e da energia. "Durante o ano passado, as expectativas dos clientes, investidores e público em geral sobre a gestão da sustentabilidade nos negócios mudaram drasticamente e cristalizaram em torno das alterações climáticas", disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. "Respondemos a este pedido adaptando e refinando as nossas práticas de gestão da sustentabilidade".

Reorientação da estratégia de sustentabilidade

Como ponto de partida para a reorientação das suas práticas de gestão da sustentabilidade, a Schaeffler estudou e analisou as expectativas de sustentabilidade de todas as suas principais partes interessadas em todo o mundo. Além disso, foi levado a cabo um replaneamento com uma atitude aberta e autocrítica das próprias conceções e objetivos em relação à gestão da sustentabilidade, introduzindo alterações e melhorias sempre que necessário, em prol de um futuro mais sustentável. Entre estas alterações e melhorias incluem-se o estabelecimento de um Comité de Sustentabilidade composto por todos os membros do Executive Board e os membros pertinentes do mais alto nível da administração.

Uma das decisões mais importantes adotadas pelo novo Comité de Sustentabilidade afeta a reorientação dos objetivos de sustentabilidade da empresa. "Podemos fazer muito mais e temos toda a intenção de o fazer", disse Klaus Rosenfeld. "Isto também significa que ainda não chegamos aonde queremos chegar". Como parte desta reorientação, a Schaeffler passará para energia 100% renovável e implementará inúmeras medidas para melhorar a sua eficiência energética anual na ordem de 100 gigawatts por hora até 2024. A empresa também pretende reduzir o número de acidentes que resultam na perda de tempo de trabalho numa média de 10% anual até 2024.

Incorporação dos objetivos de sustentabilidade para os componentes variáveis da remuneração

O compromisso da Schaeffler com a sustentabilidade também fica patente na sua decisão de incorporar os objetivos de sustentabilidade nos componentes variáveis da remuneração dos seus executivos. "Este é um passo importante para integrar a sustentabilidade com maior profundidade na nossa cultura corporativa e incentivar os nossos diretores para que tornem a sustentabilidade uma parte essencial do seu trabalho de liderança", destacou Corinna Schittenhelm, Chief Human Resources Officer e responsável de sustentabilidade na Schaeffler AG.

As medidas adotadas estão a começar a surtir efeito, como demonstra a melhoria dos índices de sustentabilidade da empresa. "Conseguimos uma melhoria significativa na nossa classificação climática do CDP, passando de D para B- em 2019", destacado Corinna Schittenhelm. "Para 2021, estabelecemos o objetivo de conseguir uma classificação A-".

Focados numa tecnologia que respeita o futuro

Para alcançar estes objetivos, a Schaeffler colabora estreitamente com os seus parceiros para aproveitar as oportunidades de novas soluções, como a geração de energia que respeita o clima, as soluções inteligentes de reparação e os novos conceitos de mobilidade. Nesse contexto, a Schaeffler está aberta a todas as tecnologias que melhoram o futuro, incluindo os sistemas alternativos de acionamento e energia renovável. "Começaremos a produção em massa de motores elétricos em todo o mundo em 2021", anunciou Klaus Rosenfeld. "Também nos concentraremos mais em aproveitar o potencial das baterias de combustível e ajudaremos ativamente a impulsionar a transição energética com uma série de tecnologias, incluindo turbinas eólicas de longa duração".

O compromisso do Grupo Schaeffler coma sustentabilidade também se traduz em novas abordagens de financiamento. Por exemplo, estabeleceu uma 'Green Finance Framework' (Estrutura Financeira Verde) para financiar investimentos que apoiem os objetivos ambientais.

O Relatório de Sustentabilidade pode ser descarregado da página web da Schaeffler. Relatório de sustentabilidade

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.