A Schaeffler aumenta a sua participação nos sistemas de direção das rodas traseiras

Associação de desenvolvimento para ampliar a gama de sistemas inteligentes de direção das rodas traseiras (iRWS): O Dr. Keiwan Kashi, President Business Unit Mechatronic Systems de Schaeffler e o Dr. Stefan Waschul, responsável pelos sistemas de direção de automóveis de passageiros da Robert Bosch Automotive Steering, durante a assinatura do contrato.

21-09-2020 | Sant Just Desvern

• A nova associação de desenvolvimento com a Bosch Automotive Steering
  • Os sistemas inteligentes de direção mecatrónica das rodas traseiras oferecem uma maior comodidade e segurança na condução, além de uma maior eficiência energética
  • Matthias Zink: "Um marco chave na nossa trajetória para nos convertermos no parceiro tecnológico preferido para sistemas de chassis"

A Schaeffler, o fornecedor global dos setores automotivo e industrial, iniciou uma associação de desenvolvimento com a Robert Bosch Automotive Steering GmbH para ampliar a sua gama de sistemas inteligentes de direção das rodas traseiras (intelligent Rear Wheel Steering, iRWS). O objetivo desta associação consiste em fazer crescer a participação no mercado oferecendo soluções integradas para os sistemas de direção das rodas traseiras. Como parte desta associação, a Schaeffler fornece os sistemas mecatrónicos iRWS e a Bosch Automotive Steering fornece o software e a eletrónica sob a forma de unidades de controlo de direção. "A combinação dos pontos fortes de ambas as empresas permite-nos criar sistemas integrados que fornecem valor acrescentado superior aos nossos clientes", comentou Matthias Zink, CEO Automotive OEM da Schaeffler. "A tecnologia de direção inteligente das rodas traseiras é um marco chave na trajetória da Schaeffler para se converter no parceiro tecnológico preferido para os sistemas de chassis. "

A tecnologia de direção da rodas traseiras: uma evolução mecatrónica
Em 2015, a Schaeffler lançou com sucesso o seu sistema mecatrónico inteligente de estabilização do balanceamento (intelligent Active Roll Control system, iARC). "As lições aprendidas durante este processo foram agora aproveitadas diretamente para desenvolver o sistema de direção mecatrónica das rodas traseiras", disse o Dr. Keiwan Kashi, President Business Unit Mechatronic Systems da Schaeffler. "Combinando o nosso conhecimento em mecatrónica com as nossas competências essenciais na industrialização de componentes mecânicos e mecatrónicos, criamos um produto altamente eficiente que pode ser adaptado às especificações do cliente." A unidade mecatrónica iRWS aumenta o conforto e a segurança da condução, o que oferece diversas vantagens importantes no mundo em rápida urbanização dos nossos dias. Ao rodar as rodas traseiras na direção oposta às rodas dianteiras, o raio de viragem é reduzido, aumentando desta forma consideravelmente a manobrabilidade nos espaços reduzidos, como acontece ao estacionar em ambientes urbanos movimentados. Além disso, o movimento da direção assistida do eixo traseiro melhora o manuseamento, a estabilidade e o conforto da condução, assim como a segurança do veículo. O sistema de direção das rodas traseiras da Schaeffler utiliza tecnologias de construção leves e é caracterizado por um peso total máximo de apenas oito quilos. No núcleo do sistema existe uma engrenagem de rolos planetários que realiza uma função de bloqueio automático, garantindo assim que as rodas traseiras não mudem de direção sem a intervenção do condutor. O parafuso acionamento com fuso planetário também oferece eficiência superior. Além disso, o design do sistema é otimizado acusticamente, tornando-o especialmente indicado para a sua utilização em veículos elétricos de baixo ruído sonoro.

A unidade de controlo de direção da Bosch permite uma condução mais segura
A contribuição da Bosch para esta associação é a unidade de controlo da direção, um módulo integrado composto pela eletrónica de controlo, um motor elétrico e o software. Esta unidade, de design escalável e modular, é fundamental para muitas das funções de assistência ao condutor do novo sistema de direção do eixo traseiro da Schaeffler. Como unidade de rendimento testado, a unidade de controlo da direção foi implementada com sucesso em milhões de veículos com direção no eixo dianteiro. Conta com a segurança da Bosch para uma proteção robusta contra os ciberataques. As funções e atualizações são apoiadas pela tecnologia sem fios OTA (over-the-air). "A nossa unidade de controlo de direção de terceira geração foi lançada no ano passado e já está a funcionar muito bem no mercado dos sistemas de controlo de direção dos eixos dianteiros", afirmou o Dr. Stefan Waschul, responsável pelos sistemas de direção de automóveis de passageiros na Robert Bosch Automotive Steering. "No âmbito desta associação, aplicaremos os nossos conhecimentos nesta área aos sistemas de direção dos eixos traseiros e contribuiremos com a riqueza de experiência e know-how técnico em software e arquitetura E/E que nos estabeleceu como líderes no mercado de sistemas de controlo de direção."

Com décadas de experiência no desenvolvimento de software e controlo de direção, a Bosch já implementou com sucesso esta tecnologia em numerosas aplicações de clientes. Com base nos sinais do sensor de binário do volante, o controlador eletrónico integrado na unidade de controlo de direção calcula a assistência ideal de direção, que é fornecida pelo motor elétrico integrado. Além do binário aplicado ao volante pelo condutor, o cálculo considera muitos outros parâmetros do veículo.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.