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A Schaeffler apresenta o Roadmap 2025

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18-11-2020 | Sant Just Desvern

  • O Roadmap 2025 foi apresentado numa emissão por Internet durante o 5º Capital Market Day da Schaeffler AG
  • Os três pilares do Roadmap 2025 são a estratégia, o programa de implementação e os objetivos a médio prazo
  • O CEO do grupo e os CEO das três divisões resumem as oportunidades de crescimento e o potencial de criação de valor
  • Foram estabelecidos os objetivos a médio prazo para 2025 ao nível do Grupo e das divisões
  • Klaus Rosenfeld: "Queremos continuar a ser o parceiro tecnológico preferido pelos nossos clientes"

A Schaeffler, o fornecedor global dos setores automotivo e industrial, apresentou hoje o seu Roadmap 2025 na sua Capital Market Day (CMD) (Jornada sobre o mercado de capitais) 2020. O Roadmap 2025 atualiza a estratégia comercial de Schaeffler até 2025, estabelece um programa para a sua implementação e inclui um conjunto de objetivos a médio prazo. Os objetivos a médio prazo para 2025 foram publicados após o encerramento dos mercados a 17 de novembro e foram explicados mais detalhadamente na CMD de hoje. A parte principal do evento consistiu em apresentações dos CEO das três divisões da Schaeffler, que explicaram as oportunidades de crescimento e o potencial de criação de valor das suas respetivas divisões.

Prioridades estratégicas do Roadmap 2025
No início do evento, Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, enfatizou que o Roadmap 2025 não assinala nenhuma mudança radical na direção estratégica. Em vez disso, a abordagem é manter o curso atual nas áreas onde a continuidade demonstrou ser bem-sucedida, centrar-se ainda mais claramente nos pontos fortes da empresa e melhorar nas áreas onde existe espaço para recuperar. Além disso, o novo lema corporativo, "We pioneer motion", expressa o compromisso da Schaeffler de continuar a dar forma ao movimento e ao progresso como fornecedor dos setores automotivo e industrial com alcance global, afirmou. Isto irá requerer uma utilização ainda mais eficaz das sinergias disponíveis no Grupo Schaeffler, acrescentou. O sucesso da empresa continuará a basear-se nos seus quatro diferenciadores chave comprovados: a inovação, a excelência no fabrico, a qualidade superior e a compreensão do sistema. Disse ainda que, ao mesmo tempo, a Schaeffler precisa de continuar a sua transformação e a concentrar-se nos conhecimentos essenciais e na sua implementação coerente.

Na divisão Automotive Technologies, isto significa concretamente, acelerar a transição do programa de produtos para a mobilidade elétrica e as aplicações de chassis. A prioridade da divisão Automotive Aftermarket será de manter a elevada margem existente, concentrando-se, ao mesmo tempo, no aproveitamento das oportunidades de crescimento no segmento do Aftermarket. A divisão Industrial tentará ingressar em novos setores em crescimento e continuar a aumentar constantemente a sua rentabilidade, afirmou.

Todas estas medidas continuarão a ser aplicadas de forma coerente e com uma disciplina operacional rigorosa Neste sentido, o foco continuará a ser a criação de cash flow disponível e a alocação convincente de capital dentro do Grupo. O objetivo é criar, a longo prazo, valor acrescentado de forma sustentável.

Rosenfeld identificou cinco tendências-chave futuras que abrem oportunidades especiais para o Grupo Schaeffler: (1) a sustentabilidade e a mudança climática, (2) a nova mobilidade e a eletrificação do trem de potência, (3) a produção autónoma, (4) a economia de dados e a digitalização e (5) a mudança demográfica. Com base nestas tendências, a Schaeffler formulou cinco áreas onde a empresa pretende melhorar ainda mais a sua posição. Estas áreas abrangem os produtos e serviços das três divisões, assim como os dez setores de clientes interdivisões e as soluções setoriais.

O Grupo Schaeffler vê um grande potencial de crescimento em setores como, por exemplo, a tecnologia do hidrogénio, tanto na forma de células de combustível para aplicações móveis como de equipamentos de eletrólise para a produção de hidrogénio verde: “O Grupo Schaeffler vê uma importante oportunidade de crescimento no setor de hidrogénio. Com a nossa excelência no fabrico e a nossa experiência na industrialização, estamos numa excelente posição para oferecer aos nossos clientes soluções de alta qualidade e para beneficiar da expansão das energias renováveis”, disse Rosenfeld.

A questão da sustentabilidade é de grande importância para o Grupo Schaeffler. Para isso, a empresa está a aplicar uma abordagem integrada em todas as divisões, funções e regiões. O objetivo é conseguir operações de produção neutras em CO2 a partir de 2030.

Automotive Technologies: apontamos para a liderança em inovação no segmento do trem elétrico de potência
Matthias Zink, CEO de Automotive Technologies, iniciou a sua apresentação com algumas observações sobre o elevado nível de incerteza que continua a existir no setor automotivo, sobre o qual disse que a pandemia de COVID-19 teve um efeito particularmente grave, que se somou à transformação estrutural fundamental que já estava em marcha. Por esse motivo, é necessária uma abordagem conservadora de planeamento, que combine uma disciplina rigorosa em relação aos custos com alguma flexibilidade, afirmou.

Centrando-se no segmento do trem de potência, Zink ampliou até ao ano 2035 o "Vision Powertrain 2030" da Schaeffler, que se baseia na produção mundial de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros. Espera-se que o ritmo de eletrificação aumente acentuadamente, com um aumento de veículos acionados por bateria e células de combustível (xEV) para 50% da frota, e com uma diminuição dos veículos híbridos (HEV) e dos motores de combustão interna (ICE) de 35 e 15%, respetivamente.

A Schaeffler deverá considerar esta alteração na gestão do programa de produtos e nas decisões de alocação de capital, disse. As áreas de negócios maduras com menor potencial de crescimento deverão concentrar-se mais na rentabilidade e eficiência, com um maior investimento em tecnologias futuras e novos negócios. No entanto, no futuro previsível, os acionamentos HEV e ICE otimizados continuarão a ser importantes para estabilizar as margens e a gerar cash flow disponível, em parte como meio de financiar o crescimento de novas áreas de negócio. Na divisão Automotive Technologies, continuará a implementação de medidas para aumentar a eficiência e reduzir a complexidade, disse ainda.

O Dr. Jochen Schröder, responsável da divisão de negócios de e-mobilidade, destacou os elevados volumes de pedidos recebidos no setor de mobilidade elétrica, que ascenderam a 4.000 milhões de euros em 2019 e a mais de 1.000 milhões de euros no primeiro semestre de 2020. O objetivo anual de entrada de pedidos de mobilidade elétrica para o período até ao ano 2021 inclusive é de 1.500 a 2.000 milhões de euros, assinalou, enquanto que o objetivo para o período subsequente é de uma média de cerca de 2.000 a 3.000 milhões de euros. por ano. Destacou a construção de uma fábrica para a produção de motores elétricos na Hungria, a criação de um Centro de Competência de Mobilidade Elétrica de última geração em Bühl, o sucesso na obtenção de uma posição sólida como fornecedor de eixos elétricos "3 em 1 "e fabrico de componentes de motores elétricos para camiões nos Estados Unidos. Existe ainda um potencial muito promissor para a tecnologia de células de combustível, especificamente para camiões, disse. Esta é uma área na qual o Grupo Schaeffler se está a posicionar em todas as divisões como parte das suas iniciativas relacionadas com a tecnologia do hidrogénio.

Existem também algumas histórias de sucesso no campo das aplicações de chassis como facilitadores de veículos de condução autónoma. A Schröder citou uma parceria com a Bosch para os sistemas de direção das rodas traseiras e a joint venture Schaeffler Paravan, que está atualmente envolvida no desenvolvimento de soluções 'steer-by-wire' (volante de direção eletrónica).

Como objetivos a médio prazo para 2025, a divisão Automotive Technologies aponta para um crescimento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante de 200 a 500 pontos de base em média, acima do crescimento da produção mundial de automóveis de passageiros e de veículos comerciais ligeiros. O objetivo da margem EBIT antes de rubricas extraordinárias é de 4 a 6%, devendo ser atingido o limite inferior dessa faixa em 2023, o máximo.

Automotive Aftermarket: mudanças necessárias no modelo de negócio para a criação de oportunidades de mercado
Michael Söding, CEO de Automotive Aftermarket, resumiu as tendências atuais e futuras do mercado na sua divisão. Com base nas previsões atuais, assinalou que está previsto que o parque automóvel mundial, que atualmente conta com 1.400 milhões de automóveis, cresça até 1.55o milhões em 2025, impulsionado principalmente pelas tendências na China. Em conjunto com este crescimento do parque automóvel, irão surgir oportunidades no negócio das peças de reposição devido ao aumento da idade média dos veículos e à tendência para uma maior complexidade dos mesmos. Estas tendências vão incluir uma maior procura da reparação de veículos.

No entanto, ao mesmo tempo, as fontes de lucro no setor de Aftermarket estão sob pressão, especialmente como resultado das consolidações e dos novos participantes no mercado. Além disso, as plataformas digitais e o comércio eletrónico estão a mudar o comportamento dos consumidores.

A Schaeffler terá que responder a esta complexa combinação de desafios em múltiplos níveis e deverá realizar alterações no seu modelo de negócio, afirmou. A título de exemplo, citou uma ampliação da gama de soluções e serviços da empresa. Por exemplo, como parte da sua transição contínua como fornecedor de componentes para fornecedor de sistemas e soluções integradas, a Schaeffler está a adicionar serviços baseados em dados e soluções inovadoras de reparação “plug-and-play” à sua gama de produtos. Outra via é a formação de associações no seio da indústria, disse, como base para oferecer soluções integrais, incluindo o acesso a aos dados dos veículos.

Söding também destacou a criação de canais digitais de venda, citando o programa de produtos ETC (motor, transmissão, chassis - motor, transmissão e chassis) na China, que oferece um "balcão único" para produtos de alta complexidade num mercado fragmentado com um elevado potencial de crescimento. O portal de oficinas REPXPERT também utiliza canais digitais, assinalou.

Como medida adicional para aumentar a eficiência, referiu-se a criação do “Aftermarket Kitting Operation Europe” (a AKO Europa), um centro de montagem e embalagem que entrou em funcionamento em 12 de agosto de 2020. No ano 2023, a AKO cobrirá praticamente 60% das existências dos armazéns de todo o mundo. A incorporação de soluções digitais e não digitais proporcionará um impulso sustentável para a eficiência e a agilidade no fornecimento de peças de reposição para o mercado de Automotive Aftermarket. Resultará ainda numa redução de 20% das emissões de CO2 graças à redução das distâncias de transporte, disse.

Os objetivos a médio prazo para 2025 da divisão Automotive Aftermarket consistem em gerar um crescimento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante que seja, em média, superior ao crescimento do PIB global e uma margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias de 13 para 15%, atingindo o limite inferior desse intervalo em 2023, no máximo.

Industrial: maior margem com novas áreas de negócio e medidas operacionais
O Dr. Stefan Spindler, CEO de Industrial, assinalou que é esperada uma redução em 2020 da produção industrial mundial de, pelo menos, 8% em relação ao ano anterior. O crescimento é negativo em todas as regiões exceto na China, afirmou. Não se espera um retorno aos níveis de crescimento anteriores à pandemia até 2022. A longo prazo, as perspetivas de crescimento nas oito soluções do setor são principalmente positivas, têm continuado, e considera-se que a energia eólica e o ferroviário são os setores do mercado com maior potencial de crescimento.

A divisão pode gerar crescimento no seu negócio principal, aproveitando as tendências futuras chave, como a sustentabilidade e as mudanças demográficas, disse. Mas o crescimento também pode ser impulsionado através da venda de sistemas e serviços inovadores, acrescentou. A Schaeffler mantém uma posição sólida no negócio dos componentes, com um crescimento baseado na tecnologia de produção e o desenvolvimento de produtos inovadores criados ao longo de várias décadas. Os investimentos, tanto em produtos de alto rendimento como em produtos de volume rentáveis, são orientados cuidadosamente de acordo com as necessidades dos clientes. Com base nestes requisitos, a divisão está a introduzir cada vez mais sistemas, produtos mecatrónicos e soluções de serviços no mercado.

Spindler citou os seguintes seis exemplos de iniciativas de crescimento no negócio dos componentes e sistemas: componentes para turbinas eólicas e aplicações ferroviárias, rolamentos e tecnologia de sensores para equipamentos agrícolas, novos sistemas robotizados, a solução de Condition Monitoring OPTIME e os primeiros passos no desenvolvimento de componentes para a geração de hidrogénio.

De forma geral, a divisão Industrial planeia estender a sua liderança tecnológica, melhorar ainda mais o serviço de apoio ao cliente através de soluções de comércio eletrónico, conseguir um aumento contínuo da eficiência com o programa FIT e prosseguir com a implementação passo a passo dos reajustes estruturais. adotados em setembro.

Como objetivos a médio prazo para 2025, a divisão Industrial aponta para um crescimento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante que supere, em média, o crescimento da produção industrial mundial, e uma margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias de 12 a 14%, atingindo o limite inferior desse intervalo em 2023, no máximo.

Gestão baseada no valor do Grupo Schaeffler e centrada no cash flow disponível
Como último orador no CMD, o Dr. Klaus Patzak, CFO da Schaeffler AG, apresentou uma visão geral dos objetivos a médio prazo do Grupo Schaeffler, que fazem parte de um quadro financeiro revisto. Explicou que o fator decisivo na determinação dos objetivos a médio prazo foi o plano plurianual das divisões. O exercício orçamental representa o primeiro ano do plano a médio prazo.

O objetivo do planeamento plurianual é permitir que a Schaeffler invista em novas áreas de crescimento, atinja posições de liderança no mercado, concentre as partes maduras do negócio na rentabilidade e no cash flow disponível, ajuste proativamente a sua pegada e reduza os gastos gerais.

Os principais indicadores para a criação de valor ao nível do Grupo são a rentabilidade do capital empregado (ROCE, com base no EBIT declarado), que deveria atingir o intervalo objetivo de 12 a 15% em 2023, no máximo, e o coeficiente de conversão do cash flow disponível (cash flow disponível antes das entradas e saídas para atividades de fusões e aquisições dividido pelo EBIT declarado), que deveria atingir o intervalo objetivo de 0,3 a 0,5 durante 2023, no máximo.

Esses dois indicadores destacam a importância central do crescimento rentável, uma alocação de capital centrada e uma eficiência do capital para a gestão da empresa baseada no valor e a geração de cash flow disponível a partir do EBIT.

O Comité Executivo da Schaeffler AG também formulou os seguintes parâmetros para a estrutura de capital e política de dividendos: a relação entre a dívida e o EBITDA do Grupo Schaeffler, definida como dívida financeira líquida dividida pelo EBITDA antes de rubricas extraordinárias, deveria estar no intervalo de 1,2x a 1,7x entre 2021 e 2025. A política de dividendos mantém-se sem alterações. Como antes, o objetivo é distribuir de 30 a 50% dos investimentos líquidos ajustados por rubricas extraordinárias entre os acionistas.

O Roadmap 2025 prepara o Grupo Schaeffler para um futuro com sucesso
Com o Roadmap 2025, o Grupo Schaeffler está a orientar com sucesso as suas atividades para o futuro. Antes de terminar o evento, Klaus Rosenfeld comentou ainda: "O nosso Roadmap 2025 é uma estratégia com visão de futuro com a qual queremos que o Grupo Schaeffler seja ainda mais competitivo e apto no futuro. Queremos aproveitar ainda melhor as nossas oportunidades de crescimento, conseguir mais sinergias no próprio Grupo Schaeffler e criar valor sustentável. O nosso novo lema "We pioneer motion" combina todas as nossas atividades. Desta forma, também estaremos à altura do nosso lema de ser o parceiro tecnológico preferido pelos nossos clientes no futuro."

Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro
Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. De acordo com a sua natureza, as declarações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem incidir negativamente no resultado e nas consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe nenhuma obrigação de publicar atualizações ou revisões das previsões aqui expressas devidas a novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros motivos. O destinatário do presente comunicado não deve confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas uma previsão de que essas tendências ou desenvolvimentos serão mantidos no futuro. O aviso acima também deve ser considerado em relação a qualquer declaração escrita ou oral efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem em seu nome.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.
País: Portugal

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