A Schaeffler inicia a produção em série de motores elétricos

Vasta gama de aplicações, de 20 kW a mais de 300 kW: motores elétricos da Schaeffler para módulos híbridos, transmissões híbridas e acionamentos de veios totalmente elétricos.

03-02-2021 | Sant Just Desvern

• Portfólio de produtos adaptado às especificações dos clientes na divisão de E-Mobility, de componentes a sistemas de acionamento completos.
  • A Schaeffler estabelece-se como fornecedor líder da mobilidade elétrica sustentável em todos os níveis de eletrificação.
  • Aquisições seletivas impulsionam os conhecimentos tecnológicos.
  • Entrada no novo segmento de mercado dos motores elétricos para aplicações pesadas.

A Schaeffler está a colher agora os frutos da decisão que tomou há três anos, no início de 2018, de criar uma divisão de negócios específica para a mobilidade elétrica. O início da produção em série de diversos produtos em todos os níveis de eletrificação demonstra o sucesso do compromisso adquirido pela Schaeffler no campo da mobilidade elétrica e a sua condição de parceiro tecnológico que molda o progresso que move o mundo. "Transformámo-nos com sucesso num fornecedor de sistemas para soluções sustentáveis de mobilidade elétrica e estabelecemo-nos como um parceiro fiável para os nossos clientes", afirmou Matthias Zink, CEO Automotive Technologies na Schaeffler AG. O principal diferencial da Schaeffler são os seus conhecimentos em componentes e sistemas. "Estamos comprometidos com a mobilidade elétrica há mais de 20 anos e entendemos os requisitos do sistema de acionamento. A nossa capacidade de inovação como fornecedor mundial dos setores automóvel e industrial, aliada às nossas sólidas competências industriais, converte-nos num parceiro preferencial para os nossos clientes".

Nos últimos anos, a Schaeffler reforçou progressivamente os seus conhecimentos sobre mobilidade elétrica através de uma série de aquisições específicas. A aquisição da Elmotec-Statomat no final de 2018 acrescentou novos conhecimentos especializados em tecnologia de enrolamento, proporcionando à Schaeffler uma cobertura integral de todos os aspetos da industrialização do motor elétrico. Outra aquisição de grande sucesso em 2016 foi a da Compact Dynamics, empresa especializada no desenvolvimento de conceitos inovadores de acionamentos elétricos. Entretanto, a empresa conjunta Schaeffler-Paravan Technologie está a desenvolver o sistema Space Drive steer-by-wire, uma tecnologia essencial para a condução autónoma.

Soluções de produção em série para todos os níveis de eletrificação
A Schaeffler fornece tecnologias para todos os sistemas de acionamento eletrificados. A produção em série de transmissões de veio elétrico, um componente-chave para os sistemas de veio elétrico, está a decorrer com sucesso desde 2017, fornecendo uma ótima relação de transmissão e transferência de potência do motor elétrico para as rodas. Trata-se de um componente altamente versátil com uma vasta gama de aplicações. No Audi e-tron, por exemplo, as transmissões de veio elétrico da Schaeffler são utilizadas nos dois eixos, com diferentes execuções estruturais, para a capacidade de tração às quatro rodas. Por sua vez, o Porsche Taycan é equipado com uma transmissão coaxial de veio elétrico de alta eficácia da Schaeffler, para fornecer a relação de transmissão necessária no eixo dianteiro. Em 2020, a transmissão coaxial de veio elétrico valeu à Schaeffler o prestigioso PACE Award, considerado pela indústria de todo o mundo como a marca distintiva dos projetos automotivos de sucesso. Do mesmo modo, a Schaeffler recebeu inúmeros pedidos dos seus "veios elétricos 3 em 1", que combinam o motor elétrico, a transmissão e a eletrónica de potência num único sistema. Trata-se de veios elétricos de alto desempenho com uma densidade de potência avançada.

Motores elétricos: início da produção em série
Este ano será iniciada a produção em série de módulos híbridos, transmissões híbridas e acionamentos de veio totalmente elétricos. A base da produção de motores elétricos da Schaeffler é uma plataforma modular de tecnologia altamente integrada. Os importantes conhecimentos especializados da Schaeffler nas áreas de produção e tecnologia de todos os componentes dos sistemas de acionamento elétrico são fundamentais para a industrialização bem-sucedida de produtos tecnologicamente avançados e altamente rentáveis. Juntamente com diversos pedidos de produção em série de motores elétricos no setor dos automóveis de passageiros, a Schaeffler alcançou recentemente outro marco importante ao entrar no segmento das aplicações pesadas para veículos comerciais. A Schaeffler anunciou um pedido de produção em série de motores elétricos que se caraterizam pela tecnologia de enrolamento ondulado, tecnologia que oferece uma alta densidade de potência e vantagens durante a montagem.

Pedido recorde de transmissões híbridas dedicadas
Como já informámos no ano passado, a Schaeffler recebeu um pedido recorde de transmissões híbridas dedicadas. A partir de 2024, a Schaeffler fornecerá uma unidade propulsora completa composta por dois motores elétricos e uma eletrónica de potência integrada na transmissão. A potência nominal do sistema de 120 kW oferece um desempenho próprio de um carro desportivo com baixo consumo de combustível. "Estamos a fazer excelentes progressos", referiu o Dr. Jochen Schröder, diretor da divisão de E-Mobility. "O nosso portfólio modular de produtos permite-nos oferecer soluções de produção em volume adaptadas às especificações dos clientes para satisfazer todas as suas necessidades", prosseguiu o Dr. Schröder. Estes sucessos da divisão de negócio de E-Mobility refletem o elevado prestígio da empresa como fornecedor dos setores automóvel e industrial em geral. A Schaeffler é um fornecedor de componentes, sistemas e serviços, tal como ilustra o seu amplo portfólio de produtos.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG