A Schaeffler impulsiona o desempenho dos robots

O rolamento de contacto angular XZU de duas carreiras pode ser utilizado como rolamento para articulações ou como rolamento principal para os redutores dos robots.

27-04-2021 | Sant Just Desvern

• A Schaeffler oferece rolamentos, redutores de robot e motores de acionamento inovadores para robots ligeiros
  • Rolamentos de agulhas de contacto angular XZU, redutores DuraWave RTWH, motores de acionamento UPRS e extensores de alcance MDKUVE ampliam as áreas de aplicação e permitem maiores capacidades de carga dos rolamentos
  • A combinação de componentes cria o sistema perfeito para as articulações de robots ligeiros e cobots

Com um portfólio de produtos de rolamentos, redutores para robots e motores de acionamento inovadores, o fornecedor dos setores automóvel e industrial Schaeffler apresenta-se na Feira de Hannover 2021 como um parceiro da indústria robótica em rápido crescimento. Graças aos componentes e aos conjuntos de sistema de alto desempenho da Schaeffler, os robots ligeiros e os cobots podem ser utilizados em aplicações que requerem velocidades mais elevadas, precisão e níveis de limpeza, bem como maiores capacidades de carga dos rolamentos.

Ralf Moseberg, responsável de Industrial Automation en Schaeffler, salientou: "Os nossos componentes e sistemas não só melhoram o desempenho dos robots ligeiros e dos cobots, também lhes abrem novos campos de aplicação. A combinação do nosso redutor DuraWave RTWH, do rolamento de agulhas de contacto angular XZU e do motor UPRS cria o sistema perfeito para as articulações, que satisfaz os requisitos dos clientes em relação a um conjunto de sistemas com a máxima compacidade, dinâmica e desempenho".

Componentes de alto desempenho e conjuntos de sistemas
Todos os componentes também estão disponíveis individualmente. A Schaeffler desenvolveu o rolamento de agulhas de contacto angular XZU de duas carreiras especialmente para as articulações de robots ligeiros e cobots. Os rolamentos de agulhas de contacto angular têm a mesma secção transversal que os rolamentos de rolos cruzados de uso habitual, podendo substituí-los diretamente um a um. Os rolamentos XZU também podem ser utilizados como rolamentos principais para os redutores dos robots. Como caraterística distintiva em relação aos rolamentos de rolos cruzados, a execução dos rolamentos XZU garante que não exista qualquer possibilidade de fuga de lubrificante. Portanto, é especialmente adequado para a utilização em áreas com as mais elevadas exigências em termos de higiene e limpeza, como no processamento de alimentos, na tecnologia médica e na produção de semicondutores.

O novo redutor de precisão DuraWave da Schaeffler carateriza-se pela precisão, densidade de binário e vida útil excecionalmente altas. A geometria otimizada dos dentes da lâmina flexível (flexspline) permite uma distribuição uniforme da carga nos dentes e uma melhor relação de engrenagem. A lâmina flexível é fabricada utilizando tecnologia de conformação de alta precisão. Isto oferece vantagens em relação ao fluxo da fibra e à qualidade da superfície e leva à solidificação do material. Um aço de liga especial e a combinação de tratamento térmico e superficial garantem uma resistência à fadiga, uma resistência ao desgaste e uma durabilidade extraordinariamente elevadas.

Os novos motores da série UPRS adaptam-se ao tamanho específico do redutor do robot e estão disponíveis individualmente ou como unidade de motorredutor. Os motores UPRS são executados como motores de fluxo axial. As bobinas das extremidades em execução PCB (printed circuit board, placa de circuito impresso) permitem uma densidade de binário muito elevada. Utilizando materiais inovadores, tanto o peso como o espaço construtivo dos componentes ativos podem ser reduzidos para obter uma melhor dinâmica geral.

Com o sétimo eixo do robot, é possível ampliar as gamas de trabalho existentes e automatizar assim completamente novas áreas de produção. Para isso, a Schaeffler oferece os eixos lineares preparados para plug-and-play da série MDKUVE, com um servomotorredutor, uma solução de tração de cabos, um conjunto de montagem no chão ou no teto e uma placa adaptadora para o robot. O software do extensor de alcance pode ser integrado facilmente no sistema de controlo do robot do cliente.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG