Original ou falsificação? A aplicação OriginCheck ajuda os compradores a verificar a autenticidade dos produtos no local da compra e disponibiliza um método fácil de clarificação quando surge alguma suspeita.

A Schaeffler usa códigos Data Matrix (DMC) de acordo com a norma GS1. Se a verificação DMC levar o utilizador a suspeitar que um produto pode ser falsificado, é possível usar a aplicação para tomar medidas adicionais de forma a obter as clarificações adequadas.

A aplicação pode ser utilizada para criar documentação fotográfica adequada do produto que está a ser verificado e para a enviar por e-mail diretamente para o departamento central responsável pelo combate à pirataria de produtos e marcas da Schaeffler.

Susana Viloria
Communications & Marketing Manager

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Pol. Pont Reixat
Sant Just Desvern

Tel.  +34 93 480 36 72
Susana Viloria

Gloria Sánchez
Communications & Marketing - Div. Industrial

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Pol. Pont Reixat
08960 Sant Just Desvern

Tel.  +34 93 480 36 77
Gloria Sánchez

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup e fique a par de todas a novidades e comunicados de imprensa.

2017-09-04 | Sant Just Desvern

Proteção Reforçada Contra Falsificações

Tranquilidade ao comprar rolamentos com a aplicação OriginCheck da Schaeffler

Original ou falsificação? Longe vão os tempos em que esta questão apenas se aplicava a relógios e a carteiras - agora também é necessário questionar quando se compram componentes para máquinas, como rolamentos. A aplicação OriginCheck ajuda os compradores a verificar a autenticidade dos produtos no local e disponibiliza um método fácil de clarificação quando surge alguma suspeita.

A nova aplicação OriginCheck da Schaeffler disponibiliza aos clientes finais, distribuidores e autoridades as ferramentas que necessitam para realizar, rápida e facilmente, as verificações iniciais aos produtos INA e FAG. Se uma dessas verificações levar o utilizador a suspeitar que um produto pode ser falsificado, é possível usar a aplicação para tomar medidas adicionais de forma a obter as clarificações adequadas. As verificações são realizadas com base nos códigos Data Matrix identificáveis que são colocados nas embalagens da Schaeffler.

Proteção Reforçada Contra Falsificações
A Schaeffler usa códigos Data Matrix (DMC) de acordo com a norma GS1. Estes códigos bidimensionais contêm vários tipos de informações em formato encriptado e permitem que o produto seja identificado, sem qualquer problema, em todo o mundo. Atualmente, 90% dos produtos que são fornecidos pela Schaeffler já possuem um DMC na embalagem, e o processo de transição mundial ficará praticamente concluído até o final de 2017. Ao digitalizar o código DMC com a aplicação OriginCheck, o utilizador é imediatamente notificado sobre a existência do código na base de dados que é mantida pela Schaeffler. Se um destes códigos Schaeffler for autêntico, mas já tiver sido digitalizado diversas vezes, o utilizador recebe um aviso baseado num conjunto definido de critérios. Neste caso, ou no caso da autenticidade do código não poder ser claramente confirmada, a aplicação pode ser utilizada para criar documentação fotográfica adequada do produto que está a ser verificado e enviar esta documentação para a Schaeffler.

Investigação adicional quando surge uma suspeita
As fotos do produto, a sua embalagem e as suas marcas desempenham um papel decisivo para ajudar a clarificar, com toda a certeza, se um produto é original ou uma contrafação. A aplicação OriginCheck proporciona ao utilizador uma explicação ilustrada passo a passo sobre que fotografias são mais relevantes, apresentando alguns exemplos. A documentação fotográfica completa pode ser enviada por e-mail diretamente da aplicação para o departamento central responsável pelo combate à pirataria de produtos e marcas da Schaeffler. Desde 2004, esta equipa já conduziu vários milhares de casos e tem vindo a desenvolver continuamente medidas adicionais de proteção contra a pirataria de produtos e infrações de marca registada. Em março de 2017, por exemplo, um importador na Turquia foi detido e foram destruídos rolamentos contrafeitos com um valor nominal de 250.000€ depois dos funcionários da alfândega do porto de Mersin terem suspeitado que os rolamentos da marca FAG podiam não ser genuínos e terem enviado fotografias para a Equipa de Proteção de Marca da Schaeffler, que conduziu todas as medidas subsequentes.

Encontrar um distribuidor é ainda mais fácil
Para se proteger o mais possível das possíveis falsificações de rolamentos, a Schaeffler recomenda a compra de produtos única e exclusivamente na sua rede de distribuidores certificados. Esses distribuidores certificados têm acesso direto aos produtos originais da Schaeffler e, além disso, disponibilizam apoio especializado e uma completa gama de serviços relevantes. Além disso, a aplicação OriginCheck também disponibiliza assistência com uma função de raio de procura.

A aplicação OriginCheck está disponível gratuitamente para sistemas operativos iOS e Android, em alemão e inglês: www.schaeffler.de/apps