O protótipo do sistema de Condition Monitoring é equipado com seis canais de medição. Permite a ligação dos sensores e sistemas da Schaeffler, mas também a integração de sensores piezoelétricos de outros fabricantes para a medição de vibrações, forças e pressões.

Susana Viloria
Communications & Marketing Manager

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Pol. Pont Reixat
08960 Sant Just Desvern

Tel.  +34 93 480 36 72
Susana Viloria

Siga-nos noTwitter @schaefflergroup e fique a par de todas a novidades e comunicados de imprensa.

2017-10-02 | Sant Just Desvern

Schaeffler na EMO 2017

Análise e previsão do estado dos componentes das máquinas-ferramenta

Com o novo Condition Monitoring System (CMS) multicanal específico para máquinas-ferramenta, a Schaeffler persegue dois objetivos: em primeiro lugar, a monitorização e a previsão do estado de vários componentes principais da máquina-ferramenta através de um único sistema CMS e, em segundo lugar, a integração flexível de sensores de outros fabricantes no CMS.

Os Condition Monitoring System para máquinas-ferramenta devem satisfazer requisitos complexos em relação ao espaço construtivo disponível ou ao número de componentes de acionamento a serem monitorizados. Nos subsistemas das máquinas-ferramenta não só estão presentes veios, fusos de avanço e cabeças, mas também grupos secundários, tais como os motores hidráulicos, que também podem provocar uma falha total na máquina-ferramenta. Além disso, é importante ter em conta que os fabricantes de subsistemas e os fornecedores de grupos secundários integrarão nas máquinas os seus próprios sistemas de medição. Um sistema CMS para máquinas-ferramenta deve, portanto, ser capaz de operar com sensores de diferentes fabricantes.

Protótipo do CMS multicanal para máquinas-ferramenta
Na EMO 2017 de Hanôver, a Schaeffler apresentará um protótipo funcional de um sistema CMS multicanal para máquinas-ferramenta. Este novo sistema não só permite a ligação de sistemas e sensores próprios da Schaefller, como por exemplo os sensores piezoelétricos de medição de vibrações, como também a integração de sensores piezoelétricos de medição de vibrações, forças e pressões de outros fabricantes através da interface IEPE. Isto oferece a grande vantagem de poder utilizar o sistema de sensores existente ou adequado para cada ponto e para cada tarefa de medição. Atualmente, o protótipo é equipado com seis canais de medição. O sistema foi projetado para que, por exemplo, a monitorização eletrónica do estado de lubrificação das guias lineares de rolos também possa ser integrada no futuro.

Inteligência de software e ligação à nuvem importadas de outros desenvolvimentos
O software do protótipo apresentado está quase totalmente desenvolvido, uma vez que com o mínimo esforço foi possível importar de outros projetos a maioria das funções e algoritmos, bem como a ligação opcional à nuvem da Schaeffler. Graças à ligação à nuvem da Schaeffler, todos os serviços digitais oferecidos pela Schaeffler para a monitorização e deteção de danos nos rolamentos já estão disponíveis na fase de protótipo do CMS. Como solução local, o sistema CMS multicanal não só possibilita a monitorização dos rolamentos FAG através da base de dados de rolamentos integrada, mas também dos rolamentos de outros fabricantes após a introdução dos dados específicos de cada rolamento.

Uma função totalmente nova permite interpretar os sinais de vibração dos fusos de esferas. O módulo de software está atualmente em fase de teste e estará disponível para os clientes interessados como versão beta após a EMO 2017.

Configuração e operação simples através do navegador web
Para aceder ao CMS e efetuar a configuração, basta utilizar um navegador web convencional. A interface e o modo de funcionamento são semelhantes ao do comprovado sistema CMS monocanal do FAG SmartCheck. O protótipo para máquinas-ferramenta destina-se principalmente a apresentar aos clientes-piloto as funções do CMS num estado de desenvolvimento baseado na produção em série. Portanto, o design do hardware continua a ter uma importância secundária. Os primeiros projetos-piloto encontram-se em fase de teste em diferentes tipos de máquinas-ferramenta nas nossas fábricas e em algumas empresas associadas selecionadas. Paralelamente, o sistema também está a ser implementado na máquina-ferramenta 4.0, localizada na fábrica da Schaeffler em Höchstadt, Alemanha. Este centro de maquinagem funciona como projeto de tecnologia e desenvolvimento de produtos digitalizados no setor das máquinas-ferramenta. Com a ajuda da máquina-ferramenta 4.0, aperfeiçoa-se gradualmente o desenvolvimento dos algoritmos do sistema CMS multicanal para a monitorização e o diagnóstico dos rolamentos e componentes das máquinas-ferramenta e realizam-se ensaios práticos.