A configuração perfeita para a maquinagem combinada de fresagem e torneamento: os rolamentos axiais de esferas de contacto angular da série ZKLDF e o motor rotativo RKI da IDAM.

Os motores SRV são especialmente adequados para a utilização em máquinas de ultraprecisão para a fresagem, retificação e maquinagem de engrenagens, nomeadamente como acionamentos para mesas rotativas e veios rotativos com altas velocidades, bem como para cabeçotes (até 14.000 rpm).

Os novos rolamentos para mesas rotativas YRTC na qualidade X-life são especialmente adequados para a utilização em máquinas de fresagem, bem como em veios de posicionamento e basculantes expostos a cargas elevadas..

As aplicações preferenciais dos rolamentos axiais de esferas de contacto angular ZKLDF são os rolamentos com um alto ciclo de serviço em mesas rotativas com função de fuso principal, por exemplo, para a maquinagem combinada de fresagem e torneamento, os rolamentos em cabeçotes de fresagem, retificação e polimento, bem como em equipamentos de medição e teste.

Susana Viloria
Communications & Marketing Manager

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Pol. Pont Reixat
08960 Sant Just Desvern

Tel.  +34 93 480 36 72
Susana Viloria

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup e fique a par de todas a novidades e comunicados de imprensa.

2017-10-02 | Sant Just Desvern

Schaeffler na EMO 2017

Inovações para mesas rotativas e veios rotativos de precisão

A Schaeffler oferece um sistema modular altamente especializado que permite aos clientes selecionar os componentes adequados para os veios e as mesas rotativas – o sistema inclui execuções High-Speed (alta velocidade), High-Performance (alto desempenho) e High-Precision (alta precisão). Na EMO 2017, a Schaeffler também apresentou novos produtos para o sistema modular: rolamentos para mesas rotativas de maior desempenho e motores de torque com um funcionamento extremamente suave.

Praticamente não existe nenhum outro tipo de acionamento elétrico em que o motor e o rolamento exerçam uma influência mútua tão importante como nas mesas rotativas e nos veios rotativos acionados de alta precisão: devido à sua construção compacta, as três fontes de calor, ou seja, o rotor, o estator e o rolamento, estão muito próximas entre si, o que significa que a transferência e a dissipação de calor devem ser especialmente tidas em conta para garantir um funcionamento adequado. Além disso, a rigidez do rolamento e as forças de maquinagem têm uma influência direta na distância entre o estator e o rotor. Estas estreitas dependências funcionais entre o motor e o rolamento exigem normalmente o desenvolvimento de componentes como sistema específico adaptado para cada cliente. As três séries de motores rotativos padrão da INA – Drives & Mechatronics (IDAM), filial da Schaeffler, e as três séries de rolamentos para mesas rotativas e veios rotativos da Schaeffler podem ser combinadas consoante as necessidades, permitindo assim a aplicar a solução adequada para qualquer maquinagem com arranque de aparas, como por exemplo a maquinagem combinada de torneamento e fresagem, a retificação de engrenagens, a retificação e o torneamento duro, aplicações de cabeçotes, mesas de posicionamento e basculantes. Os engenheiros da Schaeffler adaptam a combinação adequada de componentes aos trabalhos de maquinagem de acordo com as especificações do cliente, bem como com a precisão e a dinâmica requeridas.

Motores de Torque das séries RIB, RKI e SRV
Os motores de torque da série RIB são indicados para movimentos extremamente dinâmicos e posicionamentos precisos. Entre as aplicações ideais destes motores destacam-se as mesas rotativas, bem como os cabeçotes para a fresagem de alta dinâmica e potência, posicionamento e basculantes.

Os motores da série RKI, que diferem da série RI padrão principalmente pelo design inovador do rotor, produzem uma potência de saída significativamente superior com mais 30% de força, maior binário do motor e velocidades mais elevadas. Estes motores oferecem uma combinação muito vantajosa de desempenho, excelentes caraterísticas de funcionamento e baixas perdas de potência. As aplicações ideais são, por exemplo, as mesas rotativas com opção de torneamento e as mesas rotativas para a maquinagem combinada de fresagem, torneamento, torneamento duro ou retificação.

A nova série de motores rotativos SRV destaca-se pelas suas características de funcionamento extremamente suave, o que permite obter superfícies de alta qualidade com uma excelente precisão em termos de forma e dimensão, sem defeitos óticos. Os motores SRV são, portanto, especialmente adequados para a utilização em máquinas de alta precisão para a fresagem, retificação e corte de engrenagens, nomeadamente como acionamentos para mesas rotativas e veios rotativos com altas velocidades, bem como para cabeçotes (até 14.000 rpm).

Rolamentos para mesas rotativas das séries YRTC, YRTS e ZKLDF
A Schaeffler dispõe de uma completa e extraordinária gama de rolamentos para mesas rotativas para os diferentes processos de maquinagem em função da aplicação, tipo de veio, tamanho, força de corte e intervalo de velocidade. As duas séries de rolamentos axiais-radiais de rolos cilíndricos YRTC, agora também disponíveis na qualidade X-life e na versão YRTS (S=speed =velocidade), e os rolamentos axiais de esferas de contacto angular de duas carreiras da série ZKLDF constituem a gama mais alargada de produtos para mesas e veios rotativos. Além disso, estes rolamentos são geometricamente intermutáveis, o que pode ser uma grande vantagem durante a fase de desenvolvimento. O sistema de medição integrado, disponível opcionalmente para todos os rolamentos para mesas rotativas, oferece grandes benefícios adicionais. Os novos rolamentos para mesas rotativas YRTC na qualidade X-life são especialmente adequados para a utilização em máquinas de fresagem, bem como em veios de posicionamento e basculantes expostos a cargas elevadas. Os rolamentos axiais-radiais YRTS são a solução ideal para aplicações em máquinas de fresagem, retificação e corte de engrenagens de ultraprecisão, especialmente como acionamentos para mesas rotativas e veios rotativos com velocidades muito elevadas. As aplicações preferenciais dos rolamentos axiais de esferas de contacto angular ZKLDF são os rolamentos com um alto ciclo de serviço em mesas rotativas com função de fuso principal, como por exemplo para a maquinagem combinada de fresagem e torneamento, e os rolamentos em cabeçotes de fresagem, retificação e polimento, bem como em equipamentos de medição e teste.