Thorsten Möllmann

2018-01-16 | Sant Just Desvern

A Schaeffler regista um forte crescimento no 4º trimestre de 2017

• Foram publicados os números provisórios do volume de negócios de 2017
  • Em 2017, o volume de negócios cresceu 5,9%, atingindo os 14.000 milhões de euros
  • Foi superada a previsão de crescimento de 4 a 5% do volume de negócios (a uma taxa de câmbio constante) para 2017.
  • 4º trimestre sólido com crescimento de 8,5% a uma taxa de câmbio constante
  • Três divisões a partir de 1 de janeiro e nova unidade de negócio de e-mobilidade

A Schaeffler, fornecedora global dos setores automotivo e industrial, publicou hoje os números provisórios para o volume de negócios do exercício de 2017. A empresa aumentou o seu volume de negócios para aproximadamente 14 mil milhões de euros (exercício anterior: 13.300 milhões de euros), o que representa um crescimento de 5,9% a uma taxa de câmbio constante. O volume de negócios do quarto trimestre ascendeu a aproximadamente 3.500 milhões de euros (exercício anterior: cerca de 3.400 milhões de euros). Com isto regista um crescimento de 8,5% a uma taxa de câmbio constante.

Esta evolução representa um crescimento trimestral dos mais elevados que a empresa gerou nos últimos anos. Como resultado, a Schaeffler encerrou o exercício de 2017 com um volume de negócios consideravelmente superior à sua previsão de crescimento de 4 a 5% (a uma taxa de câmbio constante) para todo o ano de 2017. Ambas as divisões do Grupo contribuíram para estes resultados promissores. Enquanto o volume de negócios da Divisão Automotiva aumentou para 10.900 milhões de euros (exercício anterior: aprox. 10.300 milhões de euros), o que representa um índice de crescimento de 5,9% a uma taxa de câmbio constante, a Divisão Industrial aumentou o seu volume de negócios para aproximadamente 3.100 milhões de euros em 2017, o que equivale a um crescimento de 5,6% a uma taxa de câmbio constante. Durante o 4º trimestre, e considerando uma taxa de câmbio constante, o crescimento da Divisão Industrial foi de cerca de 9%, superando mesmo o crescimento de 8,3% da Divisão Automotiva. Estes números demonstram que a Divisão Industrial retomou a sua tendência de crescimento a longo prazo.

Graças a um terceiro e quarto trimestres fortes, a Divisão Automotiva voltou a crescer mais rapidamente do que o mercado, ou seja, mais do que a produção mundial de veículos ligeiros e utilitários ao longo do ano. Dado que em 2017 o crescimento do mercado foi de aproximadamente 2,3%, a Divisão superou esse valor em 3,6%. Neste forte quarto trimestre, o desempenho chegou mesmo a ser 7,2% superior ao do mercado. Todas as regiões do Grupo Schaeffler contribuíram para o aumento do volume de negócios em 2017. A região da Grande China conseguiu uma vez mais o índice de crescimento mais elevado, contribuindo com 24,1%. A uma taxa de câmbio constante, a região Ásia/Pacífico alcançou um crescimento de 5,7%. Na região das Américas, o volume de negócios aumentou 4,6%, enquanto o volume de negócios na Europa obteve um crescimento de 1,4%.

“No exercício 2017 mantivemos a nossa trajetória de sucesso. O crescimento positivo no segundo semestre do exercício foi especialmente promissor. Superámos a nossa previsão de crescimento de 4 a 5% para todo o exercício. Esperamos que esta tendência positiva do volume de negócios também se mantenha em 2018", afirmou Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

O forte crescimento da Divisão Automotiva foi impulsionado pelo Automotive OEM (com um aumento de 6,6% a uma taxa de câmbio constante) e pelo Automotive Aftermarket (3,2% a uma taxa de câmbio constante). Tal como anunciado em outubro de 2017, a 1 de janeiro de 2018, o Automotive Aftermarket separou-se da Divisão Automotiva da Schaeffler AG e estabeleceu-se como uma divisão independente, liderada por Michael Söding (55). Além disso, a empresa também criou uma divisão independente para a e-mobilidade que reúne, a partir de 1 de janeiro de 2018, todos os produtos e soluções de sistemas para veículos exclusivamente elétricos e híbridos. "Com a nova estrutura de organização, em 2018 continuamos a impulsionar a transformação do Grupo Schaeffler. Queremos continuar a melhorar o nosso foco nas necessidades dos nossos clientes e continuar a concentrar-nos no crescimento", afirmou Klaus Rosenfeld.

A 7 de março de 2018, a Schaeffler AG apresentará os seus resultados comerciais durante a sua conferência de imprensa sobre o balanço anual, que se irá realizar em Munique.

Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro

Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. De acordo com a sua natureza, as declarações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem incidir negativamente no resultado e nas consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe nenhuma obrigação de publicar atualizações ou revisões das previsões aqui expressas devidas a novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros motivos. O destinatário do presente comunicado não deve confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas uma previsão de que essas tendências ou desenvolvimentos serão mantidos no futuro. O aviso acima também deve ser considerado em relação a qualquer declaração escrita ou oral efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem em seu nome