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A Schaeffler confia nas tecnologias híbridas que utilizam um motor eficiente de combustão interna, propulsores puramente elétricos e uma visão sustentável da cadeia de energia (well to wheel) para o desenvolvimento de soluções à medida que facilitem a eletrificação dos propulsores.

A Schaeffler confia nas tecnologias híbridas que utilizam um motor eficiente de combustão interna, propulsores puramente elétricos e uma visão sustentável da cadeia de energia (well to wheel) para o desenvolvimento de soluções à medida que facilitem a eletrificação dos propulsores.

 
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Marta Alejos
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2017-12-04 | San Agustín del Guadalix

Mobility for Tomorrow – Schaeffler no Simpósio CTI 2017

A Schaeffler analisa as diferentes arquiteturas de propulsão


O objetivo é uma mobilidade sem emissões CO2. Durante o caminho até à meta, o setor automóvel pode escolher entre um amplo leque de conceitos de propulsão. A Schaeffler confia nas tecnologias híbridas que utilizam um motor eficiente de combustão interna, propulsores puramente elétricos e uma visão sustentável da cadeia de energia (well to wheel) para o desenvolvimento de soluções à medida que facilitem a eletrificação dos propulsores.

A solução ideal é um veículo que não tenha qualquer impacto sobre o clima com base em energias renováveis. "No entanto, uma transformação tão radical não se obtém de um dia para o outro", explicou o professor Peter Gutzmer, chefe de tecnologia da Schaeffler, no 16.º simpósio CTI celebrado em Berlim. Na sua intervenção, fez uma ênfase especial à análise integrada de energia, assim como às diferentes opções de propulsão para os requisitos da mobilidade do futuro.

Enquanto fornecedor da indústria automóvel, a Schaeffler, além de apostar na tecnologia aplicada aos propulsores elétricos, atribui especial importância à inovação aplicada em componentes para sistemas de transmissão e motores eficientes de combustão interna. "Trata-se de reduzir emissões a nível global a partir deste momento. Para esse fim, devemos desenvolver motores de combustão mais limpos", disse ainda o professor Gutzmer. Continuou a enfatizar: "Tanto esta mudança como a segurança integral no abastecimento energético apenas podem ser obtidas através da combinação inteligente de diferentes fontes de energia e arquiteturas de propulsão."

A mobilidade apenas pode ser sustentável se considerarmos a totalidade da cadeia de energia: desde a geração, conversão e armazenamento de energia, passando por soluções tecnológicas para uma ampla oferta de esquemas de propulsão. Por exemplo, se tivermos como base o atual mix de geração energética da União Europeia, um veículo elétrico continua a emitir 65% do CO2 emitido por um veículo equivalente equipado com um motor de gasolina. Por outro lado, se esse veículo se carregar exclusivamente com a utilização de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis, a pegada de emissões diminui até 3% em relação a um automóvel convencional. Estes dados demonstram de forma clara que a mobilidade sustentável apenas pode ter sucesso se a fonte primária de energia do veículo de zero emissões estiver baseada em energias limpas.

Uma solução à medida para eletrificar a transmissão

A Schaeffler estabeleceu o curso para a era da eletrificação através do início das suas atividades de investigação e desenvolvimento no final da década de 1990. Atualmente, a empresa possui um amplo catálogo de produtos de mobilidade elétrica. Os produtos da Schaeffler abrangem desde módulos híbridos e eixos elétricos até motores que se encontram no cubo da roda que podem ser integrados em veículos híbridos ou 100% elétricos. Além disso, sistemas como a embraiagem E-clutch facilitam, por exemplo, as funções como o start-stop ou o sailing combinados com transmissões manuais em conjunto com sistemas híbridos acionados por correia. Assim, é possível reduzir as emissões de CO2 até 10% em condições reais de condução.

Com o eixo elétrico, a Schaeffler desenvolveu uma solução modular para veículos híbridos ou elétricos. A gama de produtos tem como base um eixo elétrico de uma única velocidade com design coaxial ou paralelo. Graças ao design planetário do diferencial, é possível desenvolver uma transmissão extremamente compacta com suficiente espaço para o motor elétrico, que pode ser do tipo sincronizado ou assíncrono. A configuração básica pode ser alargada com diversos elementos funcionais, como o bloqueio na posição de estacionamento.

Por vezes, pode ser necessária uma segunda velocidade, principalmente no caso de híbridos com ligação direta à corrente, que permite um funcionamento completamente elétrico em velocidades até 120 km/h e uma velocidade máxima elevada. O eixo elétrico de duas velocidades desenvolvido pela Schaeffler permite melhorar o comportamento dinâmico graças à vectorização de binário. Esta função é obtida ao integrar um motor e transmissão concebidos para funcionar a sete quilowatts.

Tanto a eficiência como o consumo de combustível dos veículos híbridos que possuem um motor elétrico, gestão eletrónica, bateria e motor de combustão adicional dependem, em grande medida, da perfeita integração de todos os seus componentes. As décadas de experiência da Schaeffler no desenvolvimento de sistemas e componentes representam um importante valor acrescentado para os seus clientes. Além do design mecânico dos sistemas de propulsão elétrica, os veículos elétricos requerem sistemas de gestão eletrónica de potência. A Schaeffler oferece sistemas de potência com um design avançado, que permitem uma conversão, controlo e integração eficiente da energia elétrica em todo o sistema

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