Das Angebot komplettiert: Schaeffler DuraSense, die belastungs- und bedarfsgerechte automatische Nachschmierung ist nun sowohl für Rollenumlaufeinheiten als auch für Kugelumlaufeinheiten erhältlich (links: sechsreihige Kugelumlaufführung KUSE, rechts: vierreihige Kugelumlaufführung KUVE).

A gama completa-se: Schaeffler DuraSense, sistema de relubrificação automático baseado em cargas e requisitos, agora disponível para os guias lineares de esferas e de rolos (esquerda: guias lineares de esferas de seis carreiras KUSE, direita: guias lineares de esferas de quatro carreiras KUVE).

Susana Viloria
Communications & Marketing Manager

Schaeffler Iberia, S.L.U.

Tel.  +34 93 480 36 72
Susana Viloria

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup e fique a par de todas as novidades e comunicados de imprensa.

2018-03-06 | Sant Just Desvern

Schaeffler na Hannover Messe 2018 – Pavilhão 22, Stand D49

Schaeffler DuraSense agora disponível para guias lineares de esferas

A Schaeffler integra os sensores e a análise das vibrações nos seus guias lineares e oferece estes componentes mecatrónicos com relubrificação automática. A função foi integrada nos guias lineares de rolos em 2017 e está agora disponível para os guias lineares de esferas. As vantagens vão muito mais além da função básica de relubrificação.

A possibilidade de implementar guias lineares onde a lubrificação e a monitorização das condições de lubrificação são totalmente automáticas representa um progresso importante para os fabricantes e operadores de máquinas de produção, uma vez que os operadores já não precisam de realizar trabalhos de lubrificação manual e os fabricantes de máquinas já não dependem das opções de controlo, muitas vezes limitadas, dos sistemas de lubrificação centralizados. Por outro lado, o Schaeffler DuraSense garante com precisão o nível de relubrificação necessário em cada eixo linear com base nas suas cargas e requisitos. O sistema eletrónico de avaliação permite a monitorização até seis carros em cada eixo. A posição do sensor no carro pode ser selecionada livremente, quer nos guias lineares de quatro e seis carreiras de esferas KUVE e KUSE como nos guias lineares de rolos RUE. O sensor pode ser colocado no lado esquerdo ou direito do carro ou da peça final.

O DuraSense previne de forma fiável a lubrificação insuficiente ou excessiva, o que prolonga a vida útil nominal das máquinas e reduz a percentagem de falhas. O DuraSense também deteta de forma fiável falhas do sistema de relubrificação, por exemplo, devido a unidades de relubrificação defeituosas, fugas nas tubagens flexíveis ou bicos de lubrificação obstruídos. Não é necessária uma monitoração complexa com os sensores de pressão, como acontece com os usados nos sistemas de lubrificação centralizados. O novo sistema protege mesmo os sistemas fortemente interligados contra as paragens de atividade não programadas muito dispendiosas. O DuraSense é muito importante para todos os setores onde a disponibilidade máxima das máquinas é um fator chave, particularmente as linhas de produção da indústria automóvel, os "eixos de movimento" na logística interna, a indústria de embalagem e alimentos e as aplicações automatizadas de montagem e de manuseamento.

Lubrificação baseada em cargas e requisitos sob todas as condições
Quando um guia linear está sujeito apenas a percursos de curta distância e força baixa, o DuraSense ativa com menor frequência os impulsos de lubrificação, aumentando essa frequência à medida que as condições de carga aumentam. Se penetrarem partículas estranhas no carro devido a contaminação ou se o carro ficar contaminado com um meio fluído, esta anomalia é detetada através de emissões acústicas das estruturas sólidas, e é disparado um impulso de lubrificação. Sempre que as emissões acústicas das estruturas sólidas superam o valor limite calculado individualmente, os impulsos de lubrificação são repetidos. Desta forma, a contaminação é eliminada imediatamente do carro juntamente com o lubrificante.

Se os valores principais voltarem aos níveis normais depois dos impulsos de lubrificação, significa que as pistas e os elementos rotativos não foram danificados pela contaminação. Sem esta inovação, o guia linear continuará a funcionar com a contaminação no contacto de rotação até ao intervalo de lubrificação programado seguinte - sofrendo assim os danos iniciais correspondentes, ou talvez mesmo danos graves.

Redução dos ciclos de lubrificação como indicador para calcular a duração residual de vida útil nominal
Quando os guias lineares de esferas/rolos estão em funcionamento durante um período muito longo de tempo, ocorre uma fadiga gradual do material próximo da superfície. O sistema de medição sensível deteta esta condição e aumenta a frequência dos impulsos de relubrificação. Assim, o eixo linear funciona com suavidade durante mais tempo e a qualidade do produto permanece constante durante um período de tempo maior. Mesmo que o guia linear permaneça totalmente operacional nestas condições, o facto de os impulsos de lubrificação serem ativados em intervalos mais curtos serve como indicador e ponto de partida para prever a duração da vida útil residual do guia linear. Este cálculo, que no futuro estará disponível como serviço digital ("LifetimeAnalyzer"), permite programar as tarefas de manutenção com base nos dados reais de funcionamento e na condição do sistema.