Este é o aspeto que terá a primeira

Este é o aspeto que terá a primeira "fábrica do futuro" da Schaeffler. A fábrica está a ser construída em Xiangtan, China.

Thorsten Möllmann
Vice President Corporate Communications

Schaeffler AG
Herzogenaurach

Tel.  +49  9132 82-5000
presse@schaeffler.com

Siga-nos no Twitter@schaefflergroup e fique a par de todas a novidades e comunicados de imprensa.

2018-03-07 | Sant Just Desvern

Schaeffler prossegue com o seu programa-chave do futuro

• A Schaeffler prossegue com a transformação
  • A "Agenda 4 plus One" é alargada a 20 iniciativas
  • Prevê-se aumentar os resultados em 300 milhões de euros
  • "Mais ágeis, mais rápidos e mais audazes"

HERZOGENAURACH, 7 de março de 2018. A Schaeffler, fornecedor global dos setores automóvel e industrial, impulsiona o seu processo de transformação para preparar o futuro. Para isso, utiliza a "Agenda 4 plus One", um programa que foi lançado em 2016 e que agora foi alargado a 20 iniciativas. O programa está estruturado em quatro categorias 'plus One': "Orientação para o cliente", "Excelência operacional", "Flexibilidade financeira", "Gestão da liderança e do talento", e, como "plus One", "Competitividade e criação de valor a longo prazo”. Por sua vez, estas categorias subdividem-se em 20 iniciativas individuais, entre elas a "e-Mobilidade", a "Indústria 4.0" e a "Agenda digital".

O objetivo do programa "Agenda 4 plus One" é aumentar de forma sustentável o valor do Grupo Schaeffler e garantir a sua competitividade. O programa irá adicionar cerca de 300 milhões de euros aos resultados da Schaeffler até 2022. É também com base nele que a empresa espera reconduzir o seu EBIT antes de itens especiais à anterior média de 12% a 13% e cumprir os objetivos financeiros estabelecidos para 2020. Adicionalmente, a Schaeffler investirá cerca de 1.000 milhões de euros no programa "Agenda 4 plus One” para garantir a rentabilidade operacional do Grupo Schaeffler e fornecer-lhe uma base sustentável a longo prazo. Até à data, já foi implementado 35% do programa "Agenda 4 plus One”, incluindo as iniciativas lançadas recentemente. Atualmente, cerca de 1.000 colaboradores da Schaeffler trabalham ativamente na implementação do programa em todo o mundo.

Entre as 20 iniciativas que compõem o programa "Agenda 4 plus One", encontram-se as iniciativas "e-Mobilidade" e "Indústria 4.0" nas Divisões Automotive OEM e Industrial, respetivamente. O objetivo destas duas iniciativas consiste em continuar a desenvolver e a preparar para o futuro a gama de produtos e serviços do Grupo Schaeffler e em focá-la mais nos sistemas mecatrónicos. Na Divisão Automotive OEM, a empresa conseguiu ultrapassar diversas etapas de e-Mobilidade com oito ordens de produção em série e 25 projetos de clientes em curso. Estes desenvolvimentos são dirigidos e coordenados por três centros de competência localizados na Alemanha, na China e nos EUA. Além disso, no âmbito da iniciativa "Indústria 4.0", a empresa pretende alargar a competência mecatrónica da Divisão Industrial. Para tal, irá agrupar todas as atividades existentes numa única unidade organizacional, complementando-as com ofertas de serviços digitais. Com base nisto, a empresa estabeleceu o objetivo de aumentar para 10% a participação da Indústria 4.0 no volume total de negócios da Divisão Industrial até 2022.

No âmbito da iniciativa "Fábrica do Amanhã", a Schaeffler está a construir uma "fábrica do futuro" de última geração com 315.000 m2 em Xiangtan, China, na qual investirá cerca de 100 milhões de euros. A conceção modular da fábrica e a utilização de tecnologias digitais permitirão um alto grau de flexibilidade na utilização do espaço, bem como uma redução dos custos ao longo de todo o seu ciclo de vida útil.

O programa "Agenda 4 plus One" também engloba a iniciativa "Working Capital", que utiliza a gestão sistemática do capital circulante para otimizar a geração de fluxos de caixa e reduzir o capital investido. A empresa já conseguiu reduzir o capital investido em 150 milhões de euros através da gestão ativa dos seus credores comerciais. Além disso, a Schaeffler está a harmonizar as condições de pagamento para os seus clientes e fornecedores e também a otimizar e padronizar os processos internos associados em todo o grupo.

Outra iniciativa do programa "Agenda 4 plus One" da Schaeffler é a "New Work", uma estratégia multifuncional para o ambiente de escritório que visa um duplo objetivo: melhorar a satisfação dos colaboradores e aumentar a atratividade da empresa como entidade empregadora. Ao oferecer um design moderno e avançado de escritório e dos postos de trabalho, a iniciativa melhora a comunicação interna e cria ambientes de trabalho modernos, inovadores e atrativos. Os colaboradores têm um alto grau de participação na conceção, planeamento e implementação do escritório, o que aumenta consideravelmente o seu grau de satisfação. Ao mesmo tempo, a iniciativa reduz até um quarto do espaço necessário para os escritórios da empresa, em função do tipo de escritório e do tipo de utilização. A iniciativa "New Work" já foi implementada com sucesso nas instalações de Erlangen e existem novos projetos em curso ou em fase de planeamento.

A "Agenda digital" é uma iniciativa do programa "Agenda 4 plus One" de especial importância. A Agenda digital é composta por quatro elementos: "Produtos e Serviços", "Máquinas e Processos", "Análise e Simulação" e "Experiência do utilizador e Valor para o cliente", e o seu objetivo consiste em promover a adoção e a utilização da tecnologia digital no Grupo Schaeffler e em alargar as suas competências e capacidades digitais. Isto incluirá o estabelecimento de laços entre o mundo real e o mundo digital, bem como a utilização de "gémeos digitais" como condição prévia fundamental para as inovações e os modelos de negócio baseados em dados. Do mesmo modo, no âmbito da iniciativa "IT 2020", a Schaeffler está a investir na ampliação e atualização das suas infraestruturas de TI e no desenvolvimento e utilização de soluções padrão avançadas de TI.

Nos comentários finais da conferência de imprensa, o CEO da Schaeffler AG, Klaus Rosenfeld, fez a seguinte declaração: "A 'Agenda 4 plus One' é o nosso programa do futuro, um modelo com o qual estamos a preparar o Grupo Schaeffler para os desafios do futuro. É um programa abrangente que compreende 20 iniciativas, entre elas a e-Mobilidade, a Indústria 4.0 e a nossa Agenda Digital. A 'Agenda 4 plus One' é a força motriz que impulsiona a nossa transformação. Porque queremos ser mais ágeis, mais rápidos e mais audazes."

Pode consultar o balanço anual neste link: