Chumaceiras flangeadas FERS (esquerda) e FERB (direita) FAG com pacote de serviços para motores elétricos: Sistema Condition Monitoring SmartCheck e lubrificador de massa Concept2..

O SmartCheck pode ser adaptado às chumaceiras flangeadas (aqui: design FKB) e deteta irregularidades como os danos incipientes no rolamento e os desequilíbrios baseados nas vibrações dos corpos sólidos.

Susana Viloria
Communications & Marketing mManager

Schaeffler Iberia, S.L.U.

Tel.  +34 93 480 36 77
Susana Viloria

Siga-nos no Twitter @schaefflergroupfique a par de todas a novidades e comunicados de imprensa.

2018-03-27 | Sant Just Desvern

Schaeffler na Hannover Messe 2018 – Pavilhão 22, Stand D49

Chumaceiras flangeadas com serviços acrescentados para motores elétricos

As chumaceiras flangeadas FAG permitem aos fabricantes de motores elétricos focarem-se totalmente nas suas competências principais: desenvolver e fabricar estatores e rotores. O rolamento do rotor, o vedante e a chumaceira são combinados para criar um módulo pronto a montar. As chumaceiras flangeadas FAG da Schaeffler estão agora também disponíveis com sistemas de Condition Monitoring e de lubrificação para otimizar o custo total de propriedade (TCO).

SCHWEINFURT/HANOVER, 6 de fevereiro de 2018. O design e a produção de pequenas quantidades de motores elétricos segundo as especificações dos clientes é um autêntico desafio para os fabricantes de motores, particularmente no que se refere à rentabilidade. As chumaceiras flangeadas FAG da Schaeffler constituem uma solução rápida e económica para este projeto comercial. O rolamento fixo e o rolamento livre do rotor, o sistema de lubrificação, o vedante e a chumaceira estão ajustados com precisão entre si e são fornecidos como módulo pronto a montar. Esta solução reduz significativamente os custos do departamento de design e das instalações de produção do fabricante de motores. Para garantir que são cumpridos todos os requisitos dos clientes, a Schaeffler oferece um total de quatro séries:

- As séries FERS e FERB lubrificadas com massa podem ser equipadas com diferentes tipos de rolamentos em função dos requisitos da aplicação e são adequadas para a posições de montagem horizontais ou verticais.

- O design FKC foi desenvolvido para máquinas horizontais submetidas a cargas elevadas e está equipado com um rolamento radial oscilante de rolos. Esta unidade é lubrificada com óleo e pode ser equipada com um coletor de óleo ou com uma lubrificação por circulação de óleo.

- O design FKB, que está destinado a ser utilizado em grandes máquinas verticais, está equipado com rolamentos axiais oscilantes de rolos e um rolamento radial rígido de esferas e pode ser equipado com um coletor de óleo ou com uma lubrificação por circulação de óleo.

O design das chumaceiras flangeadas FAG com diâmetros de eixo de 100 mm e superiores pode ser ajustado para as adaptar à placa de rolamento e às interfaces do eixo de motor específicas do cliente. Como alternativa aos rolamentos eletricamente isolados e aos rolamentos híbridos, as chumaceiras flangeadas podem ser fornecidas com um revestimento isolante para proteção contra a passagem de corrente.

Atualização com SmartCheck e Concept2
O SmartCheck foi desenvolvido especificamente como sistema de Condition Monitoring para motores elétricos, ventiladores, bombas e máquinas similares. Pode ser adaptado para encaixar nas chumaceiras flangeadas FAG e detetar irregularidades como danos incipientes no rolamento e desequilíbrios baseados nas vibrações dos corpos sólidos. Além disso, pode ser usado em combinação com um sistema adicional de controlo para desencadear impulsos de lubrificação num lubrificador de massa como o Concept2. É assim possível prevenir com fiabilidade quer a lubrificação excessiva como a deficiente dos rolamentos de rotor lubrificados com massa. Isto aumenta a duração de vida útil dos rolamentos e reduz, por um lado a probabilidade de falhas e, por outro lado, os custos de manutenção do motor.