SERVIÇO
 
A empresa de abastecimento de água Perlenbach na região alemã de Eifel confia nas soluções da Schaeffler no que respeita à manutenção preventiva.

A empresa de abastecimento de água Perlenbach na região alemã de Eifel confia nas soluções da Schaeffler no que respeita à manutenção preventiva.

 
Como sistema plug-and-play pré-configurado, o SmartQB não requer conhecimentos prévios de Condition Monitoring.

Como sistema plug-and-play pré-configurado, o SmartQB não requer conhecimentos prévios de Condition Monitoring.

 
O lubrificador Concept8 garante a relubrificação da maquinaria exatamente como se requer.

O lubrificador Concept8 garante a relubrificação da maquinaria exatamente como se requer.

 
CONTATO

Susana Viloria
Communications & Marketing Manager

Schaeffler Iberia S.L.U.

Tel.  +34 93 480 3677
Susana Viloria

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Siga-nos no Twitter @schaefflergroupe fique a par de todas a novidades e comunicados de imprensa.

2018-03-27 | Sant Just Desvern

Schaeffler na Hannover Messe 2018 – Pavilhão 22, Stand D49

Uma solução completa da Schaeffler garante a operação fiável das bombas


A Schaeffler oferece soluções completas expansíveis para Manutenção Preditiva 4.0 com componentes, sistemas e serviços digitais para a monitorização e lubrificação de uma vasta gama de máquinas. A empresa de abastecimento de água Perlenbach também confia nas soluções da Schaeffler para a manutenção das bombas.

SCHWEINFURT/HANOVER, 6 de fevereiro de 2018. A Schaeffler vai apresentar na Feira de Hannover 2018 pacotes de soluções inteligentes para a monitorização e lubrificação de maquinaria, ilustrados com projetos de referência. Um destes clientes é a empresa de abastecimento de água Perlenbach, que fornece todos os dias água potável a aproximadamente 50.000 residentes de sete municípios da região alemã de Eifel. Garantir um funcionamento fiável e sem falhas implicaria manusear e monitorizar as instalações da empresa 24 horas por dia, uma vez que os defeitos dos rolamentos das bombas centrífugas poderiam ocasionar a falha das mesmas e comprometer a segurança do abastecimento de água. Por este motivo, a Perlenbach decidiu utilizar um sistema que monitorizasse e lubrificasse continuamente a maquinaria. A empresa de abastecimento de água encontrou na Schaeffler um parceiro especialista para a ajudar a implementar um sistema de manutenção preditiva.

Condition monitoring em termos simples
Em conjunto com o lubrificador Concept8, o sistema de Condition Monitoring SmartQB pré-configurado garante um funcionamento fiável e sem falhas. A solução completa independente deteta irregularidades em motores elétricos, bombas e ventiladores, assim como nos rolamentos montados nesses dispositivos. O SmartQB identifica as potenciais causas da falha - quer sejam danos, desequilíbrios, fricção, aumentos de temperatura ou alterações nos padrões de vibração dos rolamentos - e transmite uma mensagem clara de texto com os resultados. A integração do sistema, desenvolvido em colaboração com a Mitsubishi Electric, na visualização da sala de controlo possibilita que o pessoal de manutenção esteja informado sobre os danos incipientes atempadamente e possa iniciar imediatamente as medidas de manutenção e aquisição das peças sobresselentes que sejam necessárias. Joachim Dankwardt, diretor adjunto do departamento de abastecimento/tratamento de água de Perlenbach, está plenamente consciente de tudo isso: "Para nós, o Condition Monitoring representa um abastecimento seguro".

Não são requeridos conhecimentos prévios
Uma importante vantagem da solução é que o SmartQB é um sistema plug-and-play pré-configurado, o que facilita muito a sua colocação em funcionamento. “Os sistemas convencionais de monitorização de máquinas são dispendiosos e complicados. Em contrapartida, a utilização do SmartQB é tão simples que os nossos empregados não necessitaram de conhecimentos específicos sobre diagnóstico de vibrações. Era possível começar a trabalhar de imediato", disse o Sr. Dankwardt. Os técnicos eletricistas da instalação conseguiram ligar o SmartQB diretamente ao sistema de controlo e ao equipamento telefónico de emergência.

Relubrificação baseada em requisitos
A última vez que ocorreu a falha de uma bomba em Perlenbach, deveu-se à lubrificação excessiva de um rolamento. A Schaeffler combate este problema com o seu lubrificador Concept8, que fornece com precisão a quantidade correta de massa lubrificante a um máximo de oito pontos de lubrificação. Pode assim ser evitada uma lubrificação insuficiente ou excessiva e os danos resultantes. A alimentação elétrica do lubrificador está acoplada à bomba, pelo que a lubrificação ocorre apenas quando a bomba correspondente esteja a funcionar.

Esta solução completa da Schaeffler, que combina o Condition Monitoring e a relubrificação baseada em requisitos, permite programar com antecedência as tarefas de manutenção. Isto significa que os clientes podem otimizar de forma sustentável os seus processos de manutenção e aumentar a disponibilidade e a produtividade das máquinas e dos equipamentos.

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar