SERVIÇO
 
A Ponte de Rande foi aberta ao trânsito em 1981 e é a primeira ponte deste tipo a ser ampliada. As 140 rótulas especiais fornecidas pela Schaeffler contribuíram para tornar a obra possível.

A Ponte de Rande foi aberta ao trânsito em 1981 e é a primeira ponte deste tipo a ser ampliada. As 140 rótulas especiais fornecidas pela Schaeffler contribuíram para tornar a obra possível.

 
Rótulas INA da Schaeffler.

Rótulas INA da Schaeffler.

 
CONTATO

Susana Viloria
Communications & Marketing Manager

Schaeffler Iberia S.L.U.

Tel.  +34 93 480 3677
Susana Viloria

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup e fique a par de todas a novidades e comunicados de imprensa.

2018-04-25 | Sant Just Desvern

Primeira ponte de tirantes ampliada

A Schaeffler Iberia forneceu 140 rótulas especiais para a ampliação da Ponte de Rande


A Ponte de Rande é a primeira ponte de tirantes do mundo a ser ampliada. A ampliação realizou-se através de duas faixas adjacentes laterais, que irão aumentar aproximadamente em 42% a capacidade do viaduto. As 140 rótulas especiais fornecidas pela Schaeffler contribuíram para tornar esta obra possível.

Os suportes de pontes e estruturas similares são interfaces sensíveis, independentemente de se encontrarem em terra firme ou por cima da água. Frequentemente, estão expostos a condições extremas relativamente a cargas, vibrações, temperaturas, humidade e corrosão. A tecnologia criativa da Schaeffler, combinada com os seus mais de 60 anos de experiência e um conhecimento consolidado no setor da engenharia civil, oferecem soluções que dão resposta a estas solicitações mais exigentes.

Esta ponte de tirantes, aberta ao trânsito em 1981, constitui uma obra singular dentro da Autoestrada do Atlântico, atravessando a ria de Vigo pelo estreito de Rande e unindo os municípios de Redondela e Moaña. Com um comprimento de 1604 m, uma abertura central de 401 m e dois pilares de 118,6 m de altura que sustentam a secção suspensa, recebeu em 1979 o Prémio Europeu para a Construção metálica mais destacada. A Ponte de Rande é a primeira ponte de tirantes do mundo a ser ampliada. A ampliação realizou-se através de duas faixas adjacentes laterais, que irão aumentar aproximadamente 42% a capacidade do viaduto.

A ROEIRASA, distribuidor autorizado da Schaeffler Iberia, foi contactada por uma das empresas de engenharia responsáveis pelo projeto e, depois de compiladas as características do projeto, contactou a Schaeffler Iberia para a seleção dos componentes mais adequados para dar resposta aos exigentes requisitos da aplicação. O projeto requeria uma solução que assegurasse uma união perfeita entre as novas faixas e a estrutura da ponte. Tendo em conta o ambiente salino e as características de construção da ponte, a Schaeffler desenhou 140 rótulas para cumprir na perfeição com as duras condições ambientais de corrosão, as exigências da construção e de duração de vida. Estas rótulas especiais, que não requerem manutenção, com revestimento ELGOGLIDE®, estão vedadas com lábio triplo e dispõem de revestimentos anticorrosão no anel exterior e de um aro interior em aço inoxidável com um cromado interior. Outro aspeto chave do projeto foi a verificação do design relativamente às capacidades de carga, realizando-se verificações em diferentes premissas considerando as diferentes situações de tráfico (intenso e misto).

A estreita colaboração entre a Schaeffler Iberia, a unidade de negócio de rótulas em Steinhagen (Alemanha), o nosso distribuidor Roeirasa e as empresas de engenharia responsáveis pelo projeto foi de suma importância para este projeto. “Além da comprovada qualidade dos nossos produtos, este projeto revela dois aspetos chave que enfatizamos todos os dias perante os nossos clientes. Por um lado, as vantagens para os nossos clientes de se dirigirem à nossa rede oficial de distribuição. O projeto beneficiou de todo o know-how, não apenas de um grupo líder como ROEIRASA, mas também de uma organização internacional como é a Schaeffler. Isto leva-nos à segunda vantagem; o projeto foi analisado e verificado por especialistas do Schaeffler Technology Center local conjuntamente com especialistas em rótulas de Steinhagen. Mais uma vez, o funcionamento da Global Technology Network da Schaeffler demonstrou ser um sucesso e um valioso benefício para os nossos clientes”, afirma Ferran Pérez, Diretor do Schaeffler Technology Center da Schaeffler Iberia.

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar