Procurar termo

Ferroviário

Aplicações

Vagões rebocados

Vagões de passageiros e de mercadorias

Vagões de passageiros

Os vagões de passageiros podem dividir-se nos que transportam passageiros e nos que se utilizam para outros propósitos. Enquanto que os vagões de passageiros são usados para transportar passageiros no sentido convencional (por exemplo, vagões com assentos, carruagens-cama e vagões restaurante), outros tipos de vagões de passageiros não são utilizados para o transporte geral de passageiros, mas para fins relacionados com a operação do caminho-de-ferro (por exemplo, como vagões de bagagens ou para o transporte de automóveis).

Produtos:
Rolamentos de caixa de eixo para vagões de passageiros e locomotivas
Mecatrónica

Vagões de mercadorias

A União Internacional de Caminhos-de-ferro distingue os diferentes tipos de vagões de mercadorias em função das suas propriedades construtivas: Vagões de mercadorias sem teto, vagões fechados com teto sólido, vagões refrigerados, vagões plataforma, vagões de teto móvel, vagões cisterna e vagões especiais.

Produtos:
Rolamentos de caixa de eixo para vagões de mercadorias
Mecatrónica
Outros conjuntos de rolamento

Unidades múltiplas

Transportes de alta velocidade, Locomotivas e Elétricos

Unidade múltipla

Uma unidade múltipla é composta por múltiplos vagões que não se podem separar durante o seu funcionamento habitual, e que está equipada com o seu próprio acionamento. São utilizados tanto os vagões com motor elétrico como diesel, e atualmente estão a ser desenvolvidos os primeiros acionamentos híbridos.

Transportes de alta velocidade

No transporte de alta velocidade, todos os componentes do sistema ferroviário se devem adaptar para cumprir os requisitos mais exigentes. Além do comboio de alta velocidade em si, são requeridas ligações ferroviárias de alta velocidade, o correspondente eixo de alto rendimento e sistemas de segurança adaptados. A maioria dos veículos para o transporte de alta velocidade são acionados eletricamente.

Locomotivas

A diferenciação da locomotivas é feita segundo o tipo de acionamento, por exemplo, locomotivas diesel, elétricas e de vapor. Atualmente, utilizam-se cada vez mais as locomotivas universais que tanto podem transportar comboios de mercadorias como de passageiros. Isto significa que a diferenciação entre comboios de alta velocidade, de passageiros e de mercadorias, assim como entre locomotivas de manobra e locotratores é cada vez menos frequente.

Metropolitanos / pendulares / elétricos

A maioria destes veículos sobre carris é acionada eletricamente e utilizada nas aplicações de transporte urbano e interurbano. Ao contrário dos metropolitanos, os pendulares incluem habitualmente um grande número de intersecções e, com uma rede maior, cobrem uma ampla área que pode chegar aos subúrbios das cidades. Por este motivo, estes pendulares também atingem velocidades finais mais altas.

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar